De acordo com dados agora divulgados pela Anacom, 95,4% das famílias têm telefone fixo. Este é um valor inesperadamente elevado, sobretudo por o telefone analógico ser cada vez menos usado por estas mesmas famílias. E os números mostram a falta de popularidade da rede fixa.
Razão para a presença do telefone fixo nas casas portuguesas
Diz a Anacom que o número de clientes do serviço telefónico fixo de acesso direto é de 4,5 milhões, no segundo trimestre de 2024. Mais 1,1% do que em período homólogo do ano anterior e que quase 100% das famílias tem um telefone analógico que é pouco usado.
Mas a razão para o telefone fixo manter-se como uma presença nas casas dos portugueses é muito simples: as atuais ofertas em pacote das operadoras integram o acesso à rede fixa e respetivo equipamento analógico.
No entanto, os portugueses recorrem cada vez menos à rede fixa para fazer contactos. No período analisado (2º trimestre de 2024), o volume de minutos registado na rede fixa diminuiu 11,4% face ao mesmo período do ano anterior.
Média de acesso à rede fixa cai
Ainda de acordo com a Anacom, “por tipo de chamada, a diminuição ocorrida deveu-se sobretudo à diminuição do tráfego fixo-fixo (-16,2%) e, em menor medida, à redução do tráfego fixo-móvel (-4,1%), do tráfego nacional para números curtos e números não geográficos (-21,0%) e do tráfego internacional de saída (-9,6%)”.
A autoridade nacional para as telecomunicações, vai ainda mais longe e avança também que neste 2º trimestre de 2024, em média por mês, os portugueses usaram a rede fixa não mais do que 37 minutos.
E desta média mensal de 37 minutos, “23 minutos foram usados em chamadas fixo-fixo, 8 minutos em chamadas fixo-móvel, e 1 minuto em chamadas internacionais”. Contas feitas e foram consumidos mensalmente menos 5 minutos no acesso fixo do que no 2º trimestre de 2023.