Qualcomm Snapdragon 855 poderá ser o primeiro SoC de 7nm

Carlos Oliveira
Qualcomm Snapdragon 855
Já se fala no Qualcomm Snapdragon 855

O Qualcomm Snapdragon 845 é o mais recente processador topo de gama da empresa americana. Será este o motor de muitos dos topos de gama que chegarão ao mercado durante 2018. Um processador que já tem dado um ar da sua graça em testes de benchmarks mesmo antes de chegar oficialmente ao mercado. Mas há já quem fale no seu sucessor, o Qualcomm Snapdragon 855.

Este só deverá ser apresentado, na melhor das hipóteses, mais para o final deste ano. Isto tomando como exemplo o facto de o Snapdragon 845 ter sido oficializado em dezembro de 2017. Mas para todos os efeitos, este SoC apenas chegará ao mercado nos topos de gama para 2019.

Vê ainda: 42 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Todavia, o mundo da tecnologia é um poço sem fundo em termos de notícias. Todos os anos temos novos equipamentos a serem desvendados e isso leva-nos a uma nova maré de rumores. Alguns deles acabam mesmo por se concretizar, outros nem por isso.

Com efeito, especula-se desde já como será produzido o novo Qualcomm Snapdragon 855. Este, segundo avança Roland Quandt, deverá ser fabricado sobre o processo ou litografia de 7nm. Isto traduzir-se-á num processador mais económico e mais potente que o seu antecessor, o Qualcomm Snapdragon 845.

O Qualcomm Snapdragon 855 só chegará ao mercado em 2019

Importa relembrar que o Snapdragon 845 está a ser fabricado pela Samsung tendo por base a litografia 10nm. Uma pequena variação do processo adotado em 2017 no desenvolvimento do Snapdragon 835. Isto traduzir-se-á num processador 10% mais potente e 15% mais eficiente.

Já o Snapdragon 855 deverá ser o primeiro processador topo de gama a ser desenvolvido sobre a litografia de 7nm. Com este processo, acredita-se que será possível desenvolver um novo SoC com um aumento de 37% na sua performance e 40% mais económico. Números que, a confirmarem-se, representarão uma grande melhoria face à geração atual.

Quanto à empresa que produzirá o Qualcomm Snapdragon 855 ainda não há informações oficiais. No entanto, a imprensa especializada acredita que será a asiática TSMC a responsável pela construção deste processador. A ser verdade, ao fim de dois anos, a Samsung irá perder o desenvolvimento de um dos mais populares SoC´s do mundo.

Isto são apenas rumores que, alegadamente, vieram da cadeia de produção deste processador. Estamos ainda muito distantes da apresentação deste SoC e ainda muito poderá acontecer daqui até lá. Portanto, deves ler todas estas informações com a devida cautela.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 5T e Huawei Mate 9, os smartphones com maior radiação (SAR)

Aplicação “telefone” Google trará funcionalidades do Facebook Messenger

Novo bug no iOS crasha por completo o teu Apple iPhone ou iPad

Fonte | Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.