Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 Plus vai ser revelado nesta data

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de ter sido avançado que o novo Snapdragon 8 Gen 1 Plus teria sido adiado para o segundo semestre do ano, surgem notícias de que o chip afinal será revelado ainda no primeiro semestre do ano.

Os mais recentes rumores dão conta de que a Qualcomm vai anunciar a versão melhorada do seu chip de topo no próximo dia 20 de maio.

Snapdragon 8 Gen 1 Plus da Qualcomm revelado a 20 de maio

Mais uma vez, a Qualcomm vai cumprir a sua tradição de lançar uma versão melhorada do seu processador topo de gama. E, desta vez, a marca quer também redimir-se de alguns problemas que o Snapdragon 8 Gen 1 registou, nomeadamente o tão falado sobreaquecimento do chip.

Por essa razão,espera-se então que o novo processador não só seja 10% mais rápido que a versão anterior, como também seja mais eficiente em consumo de energia e mais "fresco". Mas na semana passada foi noticiado de qu a Qualcomm teria sido obrigada a adiar o anúncio da nova versão para o segundo semestre deste ano, devido a um surto de Covid-19 na China.

Hoje, as notícias são outras e melhores. De acordo com o leaker Digital Chat Station, a Qualcomm prepara-se para anunciar e revelar o Snapdragon 8 Gen 1 Plus já no próximo dia 20 de maio. Tendo em conta que, numa previsão inicial, o chip seria revelado a 10 de maio, a Qualcomm está apenas a adiar 10 dias a revelação, e não alguns meses como foi adiantado na semana passada.

O conhecido leaker avança também que após este anúncio, a Qualcomm vai também apresentar o novo Snapdragon 7 Gen 1 que chega para competir diretamente com os chips Dimensity 8000 e 8100 da MediaTek.

Também após a apresentação do chip Snapdragon 8 Gen 1 Plus por parte da Qualcomm, podemos esperar as revelações oficiais de vários smartphones equipados com este processador.

Os primeiros, e numa prevista disputa já vista com o Snapdragon 8 Gen 1, vão estar a Xiaomi e a Motorola. Esta última com o modelo Frontier e a Xiaomi com três terminais distintos: o 12S Pro, o 12 Ultra e ainda o 12T Pro. Mais tarde, serão então lançados os dobráveis da Samsung, Galaxy Z Flip4 e Galaxy Z Fold4, também apontados para integrarem a versão melhorada do chip Qualcomm.

Snapdragon 8 Gen 2 será revelado ainda durante este ano

Rumores anteriormente divulgados dão também conta de que a Qualcomm irá revelar o seu próximo chip premium, Snapdragon 8 Gen 2, ainda durante este ano.

Espera-se que o processador seja produzido pela TSMC e que recorra a uma arquitetura de três clusters 1+3+4 – um super núcleo, três núcleos dedicados oa desempenho e quatro núcleos energeticamente eficientes.

Pelo seu lado, a Qualcomm já confirmou que o Snapdragon 8 Gen 2 vai integrar um novo modem 5G com a designação Snapdragon X70. além de disponibilizar novos recursos avançados, o modem X70 também irá suportar velocidades de download de 10 Gbps em redes 5G.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy Z Fold4: vai ter este design e será mais fino e leve que o seu antecessor
  • Realme Narzo 50 Pro 5G prepara-se para estrear o chip MediaTek Dimensity 9
  • OPPO Reno 8: smartphone confirma as melhores especificações técnicas
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt