Qualcomm afirma que veremos smartphones com 5G ainda em 2018

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Um dos temas que se tem falado nos últimos meses é o 5G. Este novo padrão de conectividade tem sido referido por várias empresas que desenvolvem smartphones e, segundo a Qualcomm, poderá chegar até nós mais cedo que o previsto.

Relembro que a maioria das tecnológicas está a apontar para 2019 como o ano em que veremos os seus smartphones com 5G no mercado. No entanto, importa frisar que não adianta vermos apenas equipamentos com essa possibilidade.

Vê ainda: OnePlus 6: Preço do topo de gama Android será agridoce para os fãs

É necessário que as infraestruturas estejam devidamente preparadas para suportar esta tecnologia. De pouco adianta teres um smartphone com 5G se a tua operadora não for capaz de te providenciar tais velocidades.

As especificações desta conectividade já foram aprovadas no final de 2017. Com efeito, agora é tempo de as empresas as adaptarem para que possamos fazer usufruto dela.

Smartphones com 5G chegarão antes do final de 2018, segundo a Qualcomm

Como tal, muitos utilizadores e entusiastas estão ansiosos por poder deitar as mãos a produtos preparados para esta tecnologia. Segundo aquilo que nos avança agora a norte-americana Qualcomm, os primeiros smartphones 5G podem chegar ainda este ano.

Estas declarações foram proferidas pelo vice-presidente da empresa, Durga Prasad Malladi, em entrevista ao Economic Times. Segundo ele, existem várias empresas que já declaram a sua intenção em lançar os seus primeiros produtos ainda antes de 2018 terminar.

Para tal tem de haver apoio das operadoras e das empresas de semi-condutores. No que concerne à Qualcomm, for referido que esta irá fazer todos os possíveis para ajudar a concretizar tais ambições.

A adoção do 5G é importante para todos nós pelas velocidades de conexão que será capaz de nos oferecer. Esta conectividade permitirá às operadoras oferecer velocidades entre os 2 e os 5 Gbps. De notar que o 4G não é capaz de ultrapassar o 1Gbps.

Com este tipo de velocidades, a forma como acedemos à internet irá mudar drasticamente. Já imaginaste como será descarregar um ficheiro com GB´s de espaço em meros segundos? Esse futuro pode estar mais próximo do que poderias imaginar.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Sony Xperia XZ2 mostra-se mais resistente que o Huawei P20 Pro

Xiaomi Mi Mix 2S pode cessar produção por violação de patentes

E3 2018 – O que é e o que se pode esperar da Expo dedicada ao Gaming

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.