A Apple deve apresentar o seu próprio modem de redes 5G num futuro próximo. Fá-lo-á do mesmo modo que nos deu a conhecer os seus próprios processadores para smartphones, bem como os chips Apple M para computadores e outros dispositivos móveis.
Entretanto, a norte-americana Qualcomm deverá continuar a fornecer a tecnológica de Cupertino com os seus chips de rede até, pelo menos, 2024, ano em que deve estrear a geração Apple iPhone 16.
Face ao exposto, o chipset 5G da Apple não deve ver a luz do dia antes de 2025, usando a empresa esse tempo para aperfeiçoar a sua própria solução, agora que também já deu o primeiro passo, sério, na adoção do e-SIM.
Chipsets de rede 5G permanecerão ao cuidado da Qualcomm até 2024
Esta tese foi agora avançada pelo analista Jeff Pu da agência Haitong International Securities, mostrando-se convicto da utilização de modems de rede Qualcomm nas próximas gerações de iPhone.
Segundo Pu, para a gama Apple iPhone 15 a gigante de Cupertino utilizará o modem de rede Snapdragon X75, ainda por anunciar pela Qualcomm com melhor eficiência energética.
Assim, à semelhança do atual Snapdragon X70, a próxima iteração deste modem deverá ser fabricante de acordo com o processo ou litografia de 4 nm desenvolvido pela TSMC.
Ming-Chi Kuo vem abonar esta tese de utilização de modems Qualcomm até 2025
Ming-Chi Kuo, famoso analista dedicado aos desígnios da Apple, integrando a agência TF International Securities, veio apontar em junho último que a Apple deve continuar a trabalhar com a Qualcomm para os modelos de 2023.
Face ao exposto, consideramos como praticamente certa a utilização de componentes da Qualcomm, neste caso o modem de redes 5G, para a geração de telefones Apple iPhone 15.
Importa notar que, de momento, a gama iPhone 14 utiliza o modem Snapdragon X65 apresentado pela Qualcomm em fevereiro de 2022. Porém, para a gama iPhone 15 a Apple deverá optar pelo sucessor, o módulo Snapdragon X70 que carece ainda de apresentação.
O consumidor terá melhor receção de sinal de rede e mais bateria
Para o consumidor e leitor comum, isto significa que as velocidades de tráfego de dados poderão ser ainda melhores. Aliás, segundo as previsões, o modem Snapdragon X70 poderá suportar velocidades de download de até 10 Gbps em teoria.
Ademais, este será um modem que exigirá menos energia do smartphone, pelo que a autonomia de bateria sairá reforçada. Em simultâneo, também a latência diminuirá e a força do sinal recebido estará mais forte que nunca.
Não obstante, é a promessa de um modem até 60% mais eficiente no consumo energético que nos deixa efetivamente esperançosos para o Apple iPhone 15, possivelmente o 1.º iPhone com porta USB do Tipo C.
Editores 4gnews recomendam: