A tecnológica norte-americana Qualcomm acaba de lançar o seu mais recente processador de gama baixa, o Snapdragon 4 Gen 2. É o sucessor do Snapdragon 4 Gen 1 apresentado no último ano e traz agora várias melhorias, bem como novas capacidades e atributos para os smartphones mais acessíveis.
Mais ainda, tudo indica que o primeiro smartphone Android a empregar este chipset seja apresentado, muito em breve, na China. No entanto, antes de mais vejamos exatamente o que traz de novo o chipset Qualcomm, além da litografia de 4 nm da Samsung.
O Qualcomm Snapdragon 4 Gen 2 é o novo chipset de entrada para 2023
Em primeiro lugar o Snapdragon 4 Gen 2 (referência SM4450) está equipado com dois núcleos Cortex-A78 com frequência máxima de 2,0 GHz, além de seis núcleos eficientes (Cortex A-55) também com frequência máxima de 2,0 GHz.
Como tal, a Qualcomm promete uma melhoria no desempenho na ordem dos 10% face à geração prévia. Todavia, de momento não sabemos exatamente qual é a gráfica ou GPU que acompanha o novo processador da tecnológica norte-americana. A página das caraterísticas técnicas refere apenas uma Qualcomm Adreno, sem especificar exatamente o modelo da GPU.
Reforço para as capacidades fotográficas no chip Qualcomm
O Snapdragon 4 Gen 2 traz suporte para memória RAM LPDDR5x até 3 200 MHz, armazenamento interno UFS3.1, bem como ecrãs com resolução máxima Full-HD+. Suporta também uma taxa de atualização da imagem até 120 Hz.
Mais ainda, o chipset suporta câmaras até 108 MP, ou 32 MP (configuração dupla com sensores de 16 MP), prometendo aqui um zero lag, ou sem atraso na captação de imagem e respetivo armazenamento.
Ainda para a fotografia, o chip tem um novo Multi-Camera Temporal Filtering (MCTF) para melhorar a redução de ruído digital nas imagens ao gravar vídeos. Suporta gravações com resolução máxima de 1080p FullHD a 60 fps, ou 720p a 120 fps com estabilização eletrónica da imagem (EIS).
Xiaomi Redmi Note 12R pode ser o 1.º smartphone com Snapdragon 4 Gen 2
O primeiro smartphone Android a empregar o Snapdragon 4 Gen 2 será, ao que tudo indica, o Xiaomi Redmi Note 12R, uma versão mais acessível deste telemóvel. Em todo o caso, durante a segunda metade de 2023 teremos fabricantes como a Vivo a lançar mão deste mesmo processador.
Ainda assim, tudo aponta para ser efetivamente o Xiaomi Redmi Note 12R a estrear o novo SD4G2 da Qualcomm no seu telemóvel. O produto pode ser apresentado no próximo dia 30 de junho, a chegar ao mercado doméstico provavelmente em julho de 2023.
Editores 4gnews recomendam: