Qualcomm lança carregamento rápido com tempos impressionantes para todos

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Qualcomm apresentou hoje o seu novo padrão de carregamento rápido Quick Charge 5. Esta nova tecnologia apresenta-se com velocidades de carregamento de 100W, acompanhando a tendência do mercado.

Quando já vemos várias marcas chinesas a apresentar as suas tecnologias de carregamento rápido de 100W ou acima, a Qualcomm faz algo importante. Contrariamente ao que sucede com as primeiras, qualquer smartphone poderá tirar partido desta tecnologia.

Qualcomm promete carregar 50% da bateria em apenas 5 minutos

O principal atrativo do novo Quick Charge 5 são, sem dúvida, os seus tempos de carregamento. A Qualcomm avança que será possível recarregar metade da bateria em apenas 5 minutos e a sua totalidade em apenas 15 minutos.

Em termos mais técnicos, a Qualcomm diz que o seu novo padrão de carregamento rápido é 70% mais eficiente e 4 vezes mais rápido a carregar que o Quick Charge 4. Mais importante, consegue alcançar estes valores com a bateria 10Cº mais fria.

Não há dúvida que estes números são impressionantes e que irão agradar a todos os utilizadores que venham a usufruir da tecnologia. Afinal de contas, todos querem estar o menor tempo possível ligados à tomada.

Todavia, estas velocidades de carregamento serão bastante prejudiciais para a bateria do teu smartphone. Quanto maior for a velocidade de carregamento a que a bateria seja sujeita, maior será o seu desgaste.

Quando chegará a tecnologia ao mercado

Os primeiros smartphones a tirar partido desta tecnologia começarão a chegar ao mercado no terceiro trimestre do ano. Isto, claro está, caso a marca queira usar o padrão da Qualcomm.

Com cada vez mais empresas a desenvolver as suas tecnologias de carregamento rápido, poderão ser poucas as marcas a aderir ao Quick Charge 5. Ainda assim, esta tecnologia encontra-se agora ao dispor de qualquer fabricante Android.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy Note 20: conhece os seus preços para a Europa
  • Misterioso smartphone Xiaomi pulveriza toda a concorrência na AnTuTu
  • OnePlus Nord chumbou no conhecido teste de resistência!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.