Cada vez mais se fala em smart rings. Os anéis inteligentes têm sido motivo de destaque e o Oura Ring é um deles. Como a 4gnews chegou a noticiar, este dá conta de variáveis como a frequência cardíaca, no entanto há outras novidades.
De acordo com a Android Authority, o anel da Oura vai ter dois recursos novos que te permitem obter informações bastante interessantes. As ferramentas em questão conseguem calcular a idade real do teu coração e saber como melhorar a tua saúde cardíaca para o futuro.
Ainda não há data oficial para o lançamento dos recursos
O anúncio foi feito esta sexta-feira, 10 de maio, e indica que os recursos em questão devem estar para breve. Com esta adição, os utilizadores conseguem saber de forma mais detalhada o que se passa com o coração e as medidas a serem tomadas.
Posto isto, é importante fazer um pequeno esclarecimento. Quando se usa o termo “idade cardiovascular”, este pressupõe que é estabelecida uma relação entre a capacidade do teu coração e a tua idade verdadeira.
Ou seja, supondo que tens 30 anos e a idade real do teu coração é 44, isto quer dizer que o teu sistema cardíaco não está como deveria estar. Trata-se de uma relação lógica, regida por um esquema de proporcionalidade direta: quanto maior a idade do coração, maior a probabilidade de ter problemas.
Num ponto de vista científico, torna-se interessante perceber a tecnologia por detrás desta inovação. De acordo com a Oura, os dados obtêm-se através de um sinal de fotopletismógrafo (PPG).
Estes recursos do Oura Ring só vão precisar de 14 dias para tirarem conclusões
A técnica em questão consegue interpretar alterações de volume no sangue e na sua circulação. Outra variável que ajuda a compreender a saúde cardiovascular tem a ver com a velocidade da onda de pulso (VOP).
Esta tecnologia permite controlar a tua rigidez arterial. Com base em toda esta informação, o smart ring só precisa de 14 dias para poder tirar algumas conclusões acerca das tuas métricas.
Recorde-se que o recurso de capacidade cardiovascular consegue estudar a eficácia com que “entregas” oxigénio aos músculos sempre que exercitas (via Android Authority).
Importa referir que ambos os recursos não estão disponíveis neste momento. Além disso, também não se sabe a data certa em que serão lançados. Ainda assim, há a expectativa de vê-los disponíveis até ao final do mês.