Depois de começar a enfrentar duras críticas em muitos países e ver a sua presença ameaçada, o PUBG Mobile publicou uma mensagem a todos os seus jogadores e também aos pais mais preocupados.
Com a grande popularidade do jogo, chegaram também os problemas de 'vício' em muitos dos jogadores mais jovens. Em países como a Índia, falou-se já numa proibição total do jogo, depois de ter sido já proibido nas escolas.
Conscientes dos possíveis impactos destas medidas e preocupações por parte de um dos paises onde se tornou mais popular, a equipa da Tencent já deixou uma mensagem oficial. Nestas declarações, tentam garantir aos pais mais preocupados que irão implementar novas medidas para tornar todo o ecossistema do PUBG Mobile mais saudável.
PUBG Mobile promete que irá tornar todo o seu ecossistema mais responsável e amigável
No comunicado oficial, agradecem todo o apoio e preferência dos jogadores de PUBG Mobile. Ao mesmo tempo, assumem uma posição de responsabilidade no que respeita à criação de um ambiente gaming saudável na sua plataforma.
No entanto, não consigo imaginar quais são as possíveis medidas que poderão ser implementadas para 'eliminar' estes problemas. Essencialmente, pais e educadores afirmam que os mais jovens estão literalmente viciados no jogo, e os resultados negativos nas suas vidas estão já a ser demasiado evidentes.
Mas, não me parece que o problema esteja no PUBG Mobile. Afinal de contas, é apenas um jogo que está livremente disponível como tantos outros. Por outro lado, a Tencent poderá certamente melhorar todo o seu ambiente de jogo. Ao implementar medidas que visem a redução do abuso entre jogadores.
Por fim, o vício de crianças/adolescentes em vídeo-jogos não é novidade. O problema é que agora a facilidade de acesso a estes jogos é muito maior. Por isso, o risco de vício tornou-se também muito mais elevado, assim como as suas consequências.
Editores 4gnews recomendam: