Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

PSP faz alerta para aumento de acidentes rodoviários por este motivo

PSP alerta para acidentes com trotinetes
Foto capturada em Lisboa, em 2024 (Imagem: Shutterstock / odecam)

A partir de hoje, a Polícia de Segurança Pública (PSP) está nas ruas com a operação “Mobilidade Ativa em Segurança”, e o alerta é claro: os acidentes rodoviários envolvendo velocípedes e trotinetes não param de crescer.

A ação vai decorrer até 3 de junho e foca-se numa fiscalização mais apertada aos utilizadores destes meios de transporte, sobretudo aqueles que não cumprem as regras e colocam em risco a própria vida e a dos outros.

Sinistralidade em alta — e os dados não mentem

acidentes trotinetes gráfico PSP
Imagem: PSP

Segundo a PSP, os últimos 5 anos mostram uma tendência preocupante: aumentaram os acidentes com utilizadores de trotinetes e bicicletas, e também subiram os números de feridos graves e ligeiros.

Só entre janeiro e abril de 2025 já foram registados 623 acidentes envolvendo utilizadores de velocípedes e trotinetes, dos quais 479 provocaram vítimas, com 16 feridos graves e 500 ligeiros. Apesar do cenário, há uma nota positiva: não houve mortos nesse período.

gráfico de acidentes trotinetes PSP
Imagem: PSP

Olhando para os dados agregados dos últimos anos, cerca de 73% dos acidentes foram causados por colisões. Os restantes repartem-se entre despistes (21%) e atropelamentos (6%).

A tendência recente aponta também para um crescimento acentuado nos acidentes com trotinetes com motor desde 2020, enquanto os sinistros com bicicletas sem motor, embora ainda mais numerosos, estão em queda nos últimos 3 anos.

Mais fiscalização, menos impunidade

A operação da PSP não é apenas simbólica. Está assente em ações concretas de fiscalização por todo o país, e pretende atuar de forma preventiva, mas também repressiva, quando necessário. O objetivo é claro: travar comportamentos de risco e combater o sentimento de impunidade que se tem instalado entre alguns utilizadores destes veículos.

A campanha culmina no dia 3 de junho, data em que se assinala o Dia Internacional da Bicicleta. Uma oportunidade para reforçar os benefícios deste meio de transporte, tanto para a saúde como para o ambiente, mas também para lembrar que circular sobre duas rodas implica responsabilidade.

Regras que não são opcionais

gráfico acidentes trotinetes PSP
Imagem: PSP

A PSP aproveita a operação para relembrar algumas regras básicas (mas muitas vezes ignoradas) que podem fazer a diferença entre um passeio tranquilo e um acidente grave:

  • Cumpre a sinalização luminosa e vertical: o semáforo não é só para os carros;
  • Mantém o posicionamento correto na via: não vale circular onde se quiser;
  • Dá prioridade nas passadeiras: os peões continuam a ter direito de passagem;
  • Nada de álcool ao volante (ou guiador): sim, a regra aplica-se a trotinetes e bicicletas;
  • Evita mexer no telemóvel ou usar auscultadores: a distração é uma das maiores causas de acidente;
  • Sinaliza sempre as mudanças de direção e olha antes de manobrar: prever é sempre melhor do que remediar.

Para a PSP, só com uma conduta responsável e segura de todos os intervenientes na estrada será possível inverter a curva da sinistralidade. E esta operação é mais um passo nesse sentido.

Promoção do dia!

Soundcore AeroFit
86,99€Power Planet
129,99€-33%
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.