O lançamento da PlayStation 6 ainda vai demorar alguns anos, mas, nas últimas semanas, começaram a surgir vários rumores sobre a nova consola da Sony. A especulação mais recente vem do podcast de Moore’s Law is Dead, uma fonte conhecida por antecipar diversas especificações técnicas da PS5 Pro.
Durante o último episódio do programa, Bryan Heemskerk, diretor de arte da Massive Damage, comentou alguns rumores sobre a nova consola, afirmando que a especulada versão portátil da PS6 não deverá limitar as capacidades do modelo de mesa.
Como reporta o WCCFTech, o diretor justificou essa possibilidade pelo facto de Street Fighter 6 estar a correr melhor na Switch 2 do que na Xbox Series S — graças ao sistema DLSS da Nvidia.
Com tecnologias como estas, que permitem manter uma resolução de qualidade sem sacrificar os gráficos, a consola portátil da Sony poderá adaptar-se a jogos desenvolvidos originalmente para a versão de mesa da PS6. Isto porque os estúdios podem recorrer a soluções de upscaling semelhantes ao DLSS da Nvidia, como o PSSR (já disponível na PS5 Pro) e o AMD FSR 4.
Por outro lado, Bryan Heemskerk acredita que os ports para PC poderão atrasar lançamentos da PS6. O motivo é que muitos jogos da Sony já estão a ser produzidos tendo em conta também a versão para PC. Esse planeamento, que exige compatibilidade com diferentes configurações e hardware mais antigo, pode significar que os títulos da PS6 não vão explorar todo o seu potencial máximo.
Em paralelo, outro rumor vindo do canal Moore’s Law Is Dead aponta que a nova consola poderá ser entre 4 a 8 vezes mais rápida do que a PS5. Já o jornalista Tom Henderson, do Insider Gaming, relatou que a PS6 deverá manter o leitor de discos como opção — algo que agrada aos fãs de jogos em formato físico.