PS5: comando DualSense esconde funcionalidade que pode ajudar-te muito!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

A PlayStation 5 está quase a celebrar o segundo mês de vida mas parece haver ainda muita coisa a descobrir sobre a consola de nova geração da Sony e suas funcionalidades. Recentemente foi revelada uma forma de desligar o comando DualSense com a qual podes não estar familiarizado e que pode ser muito útil em vários contextos.

Caso precises de desligar o comando mas deixar a consola ligada existe uma forma de o fazeres com recurso ao botão PS colocado bem no centro do DualSense. Se o mantiveres pressionado durante 10 segundos o comando vai desligar-se, bastando voltar a pressioná-lo para o poderes voltar a utilizar.

DualSense tem vários truques na manga

Este cenário pode ser especialmente útil para poupar a bateria do DualSense enquanto estamos, por exemplo, a descarregar aquele jogo que tanto queremos experimentar. A consola fica ligada para proceder ao download, ao passo que o comando descansa e preserva a sua autonomia.

Nas consolas da Microsoft haverá poucas mudanças a registar já que o seu interface e periféricos mantiveram, grosso modo, um aspeto e forma de utilização conhecidos.

Por outro lado a Sony optou por reformular não só o interface da consola mas, talvez mais importante, o comando de jogo que se apresenta agora como elemento verdadeiramente next-gen.

O DualSense permite ainda silenciar todo o áudio proveniente da consola se mantiveres pressionado o botão "mute" durante alguns segundos. A Sony havia referido ao de leve este facto numa das suas apresentações mas nunca aprofundou o assunto, ignorando o quão necessário pode ser em determinadas situações.

Claro que alguns jogadores mais atentos podem até já conhecer estas opções do comando DualSense, mas certamente outros ficarão felizes por saber quer têm ao seu dispor funcionalidades que melhoram a qualidade da sua experiência.

PS5 continua a trilhar o caminho para o sucesso

Entretanto a PlayStation 5 tem-se provado um sucesso para a Sony, que vendeu quase um milhão de unidades por semana no mês que sucedeu ao lançamento da consola.

Mais não vendeu porque continuam os problemas graves de escassez de stock, mas a marca nipónica espera vender 14 milhões de PS5 até ao final de março deste ano.

Este facto é indicativo da sua esperança em reestabelecer a cadeia de fabrico e distribuição de forma a normalizar uma situação que tem dado azo a vários conflitos e queixas.

Editores 4gnews recomendam:

  • GTA 6: Rockstar pode tomar decisão inédita para protagonista!
  • Cyberpunk 2077: Produtora enfrenta multa pesada se não corrigir bugs
  • PS5 Retro acabou em desastre e tem todas as vendas canceladas devido a ameaças!
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.