Que a Apple está há muito a trabalhar na nova versão dos AirPods Pro não é propriamente uma novidade; mas o fabricante parece estar a guardar algumas novidades ligadas à saúde para sua próxima geração de auriculares.
Este tipo de funcionalidades tem revelado bastante aceitação por parte dos utilizadores, sobretudo a partir de dispositivos wearable. E as marcas vão respondendo com mais e mais características, algumas mesmo clinicamente certificadas – como é o caso dos testes auditivos e do redutor de sons altos já incluídos nos AirPods Pro 2.
Depois dos smartwatches como ferramentas para ‘controlar’ diversos índices de saúde durante uma prova física, ou numa outra normal atividade diária, os auriculares surgem agora como uma nova resposta.
Ritmo cardíaco... e não só
Novas fugas de informação avançadas pelo jornalista da Bloomberg, Mark Gurman, sugerem que a Apple estará a preparar um novo salto neste capítulo.
Este ‘Apple insider’ revelou que a empresa estará a trabalhar em novos recursos para medição da temperatura corporal - vulgo 'febre' -, apuramento de várias métricas fisiológicas e, principalmente, na monitorização da frequência cardíaca para a próxima geração de AirPods.
Apesar de a monitorização da frequência cardíaca ser uma função já bastante precisa em smartwatches, Gurman, citado pelo Phone Arena, refere que “os AirPods não estão muito atrás nas suas leituras”. E a preferência de muitos utilizadores pelo uso de auriculares, em comparação com os smartwatches, poderá justificar esta aposta prioritária.
No capítulo dos rumores, a mesma fonte recupera ainda a ideia da câmara incorporada nas próximas gerações de iPods, como forma de potenciar a utilização de funcionalidades apoiadas por IA. Mas acaba por reconhecer que é algo ainda longe de se confirmar, ao contrário da monitorização do ritmo cardíaco que, previsivelmente, estará a chegar num próximo modelo de AirPods Pro.