Com a marca Republic of Gamers (ROG) a Asus ganhou notoriedade no mundo dos videojogos, conseguindo mesmo passar parte do seu know-how nesta área para o segmento dos smartphones.
Muitos amantes fervorosos do gaming continuam a ‘torcer o nariz’ a jogar a sério num telemóvel, mas a verdade é que os ROG Phone series chegam a ter características que ‘envergonham’ muitos PC portáteis de gama média e de topo.
Basta olhar para as especificações do ROG Phone 8 Pro Edition para confirmar essa capacidade, que deverá crescer ainda mais com o novo ROG Phone 9, embora não tanto como seria de esperar. Pelo menos, a avaliar pelo leak de informação sobre este novo smartphone da Asus para jogar.
Novo chip e possível novo ecrã
O novo ASUS ROG Phone 9 deverá ganhar um novo SoC e um novo ecrã, a crer nas informações publicadas nas últimas horas pelo Leaker ‘Smart Pikachu’ na sua conta do Weibo e divulgadas pelo Android Police.
A componente de processamento deverá ficar a cargo de um Snapdragon 8 Gen 4 (contra o Snapdragon 8 Gen 3 do ROG 8 Pro Edition), com o ecrã a manter as 6.78" de diagonal e 165Hz de refresh rate, mas agora por meio de um painel OLED de nova geração.
Refere o Android Police que a Asus deverá apostar num novo ecrã com pico de brilho mais elevado e menos consumo de energia, ou poderá aumentar a resolução para reforçar a nitidez.
Se a nova capacidade de processamento representa um salto que pode fazer a diferença com as próximas gerações de jogos, as outras especificações conhecidas do ASUS ROG Phone 9 acabam por gorar um pouco as expectativas. Mesmo que representem do melhor que vamos encontrando num smartphone.
Será de esperar uma memória interna de 24GB e armazenamento interno até 1TB de capacidade, bateria de 5,500 mAh com suporte a carregamento rápido de 65W – tudo especificações já presentes no ROG Phone 8 Pro Edition.
A mesma fonte refere que a Asus deverá seguir a mesma lógica de lançamento que usou no seu smartphone de gaming anterior, lançando o novo Phone 9 na China até ao final do ano, com lançamento global no início de 2025.