A Google quer manter a privacidade e segurança nos terminais Android quando estes forem alvo de reparação.
Para isso, está a trabalhar num novo modo de reparo que bloqueia o acesso aos dados pessoais, mas permite que os técnicos façam o diagnóstico ao dispositivo.
Novo modo de reparo usa mecanismo Dynamic System Updates
Esta é uma das muitas áreas que a Google está a trabalhar atualmente. Permitir que os dispositivos Android sejam reparados, sem que os técnicos tenham acesso aos dados pessoais do utilizador.
De acordo com esclarecimentos prestados por especialistas, na prática a Google vai recorrer ao mecanismo Dynamic System Updates para que os smartphones Android iniciem numa imagem genérica do sistema (GSI).
Esta imagem será combinada com uma nova imagem de acesso do utilizador para simular uma nova instância do sistema operativo. Instância essa que não fornece acesso aos dados pessoais.
Assim que termine a reparação, esta instância é removida e o utilizador pode regressar à sua zona de acesso com os seus dados pessoais. Saliente-se que para entrar e sair do modo de reparo, será necessária a password de desbloqueio do ecrã.
Este é mais um mecanismo de segurança, uma vez que sem esta password, os técnicos não podem sair do modo de reparo.
Novo modo de reparo deve ser aplicado a todo o ecossistema Android
Este novo modo de reparo pretende ser mais amplo para abranger todo o ecossistema Android, sendo que poderá ser disponibilizado em futuras versões do sistema operativo.
Esta não é a primeira vez que uma marca desenvolve um mecanismo de segurança próprio para situações de reparação. Recorde-se que a Samsung já fornece um modo de manutenção na sua interface One UI.
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