Próximo iPhone (12, 11S) não terá notch? 3 razões que provam o contrário

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Os rumores sobre o próximo iPhone começam a aumentar. Tudo indica que o sucessor ao iPhone 11 e 11 Pro (Max) será revelado em setembro e resta-nos saber como será o dispositivo. Os rumores falam de um iPhone 12, porém, temos de referir que antes do “número” temos o “S”. Ou seja, é mais provável que tenhamos no mercado o iPhone 11S, 11S Pro (Max).

Pois bem, os rumores tem vindo a dizer que o próximo iPhone (seja ele o 11S ou o 12) chegará sem a notch. Infelizmente não me parece que isso vá acontecer e digo-te as razões pelas quais.

1- Modelos “S” do iPhone não costumam mudar drasticamente de design

Começo pelo mais óbvio. A Apple muda o design dos seus dispositivos nos números e não nos “S”. Temos o exemplo do iPhone 4S, que é igual ao iPhone 4. O 5S é igual ao 5. O 6S é igual ao 6. E a única diferença passa no iPhone 8 que também foi revelado o iPhone X e saiu logo atrás do iPhone 7.

Isto para dizer que as mudanças radicais de design chegam nos modelos com “número” e não modelos com “S”. Esses são meras atualizações de especificações e pequenas mudanças de design que possam vir a corrigir problemas dos modelos anteriores. Exemplo disso são as colocações das antenas em locais diferentes no iPhone 4S.

2- Retirar a notch seria remover o FaceID

A Apple investiu seriamente na criação do Face ID. E a verdade é que, passado alguns anos desde a sua revelação, ainda não temos um concorrente sério à altura. O FaceID é seguro, rápido e está integrado em tudo quando é sítio.

Agora até temos o sensor biométrico no ecrã, porém, consegues imaginar a Apple a abandonar uma tecnologia como o Face ID? Sinceramente não me parece. E isto leva-me ao terceiro ponto.

3- Ainda não há soluções (viáveis) para uma câmara frontal dentro do ecrã

A Vivo já revelou um smartphone protótipo com a câmara dentro do ecrã. Contudo, ainda estamos a uns anos de ver a Apple desvendar tal tecnologia. Até porque os primeiros modelos com uma nova tecnologia trazem sempre algo que deve ser seriamente melhorado.

Ou seja, já há uns anos que vemos a Apple a esperar pelo tempo certo para lançar alguma mudança relevante. O design do iPhone (que foi até ao iPhone 7 com linhas antigas) é o perfeito exemplo.

Já o FaceID teria também de ser integrado dentro do ecrã. Isto é, todos os sensores frontais teriam de estar dentro do ecrã. Até é possível que a Apple reduza o tamanho da notch, contudo, não me parece que a venha a eliminar.

Especulações do próximo iPhone acabarão em breve

Em suma, tudo isto são especulações. Ainda assim, acredita-se que dentro de poucas semanas ou meses tenhamos mais informações sobre os próximos modelos.

Se nada for revelado em nível de design, certamente será porque os terminais são muito idênticos aos modelos anteriores. A ver vamos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple prepara um rato que se vai adaptar à tua mão!
  • iPhone 12 Pro e Pro Max vão ter desejada melhoria nas câmaras
  • Apple revela os novos iPad Pro que flutuam no seu teclado com trackpad
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.