Próximo iPad da Apple pode incluir a especificação que faltava

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Na próxima conferência de outono, a Apple deverá revelar um novo iPad de entrada de gama que poderá incluir a especificação que faltava.

Entre os novos recursos do tablet, um dos que causará mais sensação será, sem dúvida, a introdução de uma porta USB Tipo-C.

Novo iPad pode trocar entrada Lightning por porta USB-C

Na habitual conferência de outono, a Apple irá revelar oficialmente não só os quatro novos modelos do iPhone 14, como também vai apresentar um novo iPad de entrada de gama que poderá trazer consigo uma novidade há muito aguardada.

De acordo com a agência de notícias Bloomberg, entre os novos recursos do tablet estará uma porta USB Tipo-C. Esta será uma das novidades que, certamente, causará mais sensação entre os utilizadores e até junto dos legisladores da União Europeia.

Também o site 9t05Mac avança esta informação e, por isso, tudo leva a crer que finalmente a Apple vai ceder e trocar a entrada Lightning por uma mais "universal", a porta USB Tipo-C.

Recorde-se que atualmente, apenas o iPad mais básico não inclui ligação USB-C. Os modelos Pro do tablet da Apple contam com esta ligação desde 2018, enquanto que o iPad Air e o mini foram equipados com USB-C em 2020 e 2021, respetivamente.

A confirmar-se a informação, estas são boas notícias para os adeptos do tablet Apple. Em primeiro lugar, porque a ligação USB está presente num maior número de equipamentos que podem ser conectados ao iPad e depois porque vai permitir também velocidades de transferência bastante mais rápidas.

Novo iPad vai contar também com um novo processador

Mas a nova versão base do iPad terá mais (boas) novidades, além da porta USB Tipo-C. De acordo com os rumores mais recentes, o tablet vai também chegar equipado com o processador A14 Bionic, proprietário da marca.

Recorde-se que o atual iPad integra o chip A13 que corresponde ao poder de desempenho do iPhone 11. Com esta atualização, o novo iPad terá um desempenho equiparado ao iPhone 12.

Esta versão do tablet da Apple tem como argumento de venda mais forte o seu custo acessível, mediante os padrões a que a empresa nos habituou. Atualmente, está disponível em Portugal por um custo a começar nos 399 euros.

Já o modelo Air tem um preço desde 709 euros enquanto o modelo mini começa nos 569 euros. O iPad Pro ganha o título de mais dispendioso com preços a começar nos 909 euros.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple iPhone 14 Pro vai surpreender com esta novidade do iOS 16
  • Apple Headset AR/VR com mais novidades reveladas
  • Apple vai ter boas novidades na próxima geração de smartwatches
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt