Próxima grande novidade da Apple poderá ser uns óculos de Realidade Virtual

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

"One more thing" é uma frase icónica da Apple e normalmente utilizada na iminência da revelação do seu próximo grande produto. A próxima vez que a americana usar esta frase poderá ser para nos revelar a sua primeira aposta no mercado da Realidade Virtual.

Segundo o que avança a Bloomberg, a Apple está a desenvolver uns óculos de Realidade Virtual. Este será um dispositivo independente e muito semelhante aos Oculus Quest 2.

Óculos de Realidade Virtual da Apple podem chegar em 2022

De acordo com o que é avançado, estes óculos de Realidade Virtual poderão ser revelados só em 2022. Até lá, a Apple terá uma equipa de engenheiros focada no desenvolvimento de mais um produto de nicho e com um preço elevado.

Internamente conhecidos como N301, os óculos de Realidade Virtual da Apple irão operar de forma independente, graças às suas baterias e ao seu próprio processador. O último, segundo o que é referido, será ainda mais potente que os M1 usados nos MacBook lançados no final de 2020.

Alguns dos protótipos já desenvolvidos pela empresa americana revelaram-se demasiado grandes e pesados. Para reduzir o seu peso, a Apple terá optado por um revestimento em tecido.

A presença de câmaras exteriores neste gadget é uma possibilidade que permitirá o rastreamento dos movimentos das mãos dos seus utilizadores. Algo que possibilitará a inclusão de um teclado virtual.

Um toque curioso nestes óculos de Realidade Virtual é uma eventual ventoinha para refrigeração dos seus componentes. Isso suscita algum espanto entre o mercado pelo facto de ser da Apple, uma empresa que enfatiza os seus produtos sem ventoinhas.

Este será um dos produtos com menor número de vendas da Apple

Ciente de que estes óculos de Realidade Virtual serão de nicho, a Apple não estima grandes registos de vendas para os mesmos. Ao que parece, a americana prepara já um cenário em que serão vendidas menos de 200 mil unidades por ano.

Este produto será o início da aposta da Apple no segmento da Realidade Virtual / Aumentada. Será apenas após o lançamento dos seus óculos RV que veremos os tão esperados Apple Glass.

Este último gadget será um pouco diferente, posicionado no mercado da Realidade Aumentada. Os Apple Glass deverão estar dependentes de outros produtos, possivelmente com uma relação próxima do iPhone.

Editores 4gnews recomendam:

  • Característica exclusiva do iPhone 12 Pro Max em todos os iPhone 13, diz rumor
  • Apple: já podes correr Linux nos Mac com processador M1
  • Kia pode liderar o projeto Apple Car com produção nos EUA
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.