A expetativa em torno da chegada do Cybertruck da Tesla foi enorme. Infelizmente, o número de queixas dos proprietários do futurista veículo parece estar a aumentar numa proporção semelhante. Problemas na estrutura do carro e no seu funcionamento foram apontados por clientes insatisfeitos numa compilação de reclamações feita pelo jornal New York Post.
Erros de condução e ecrã vermelho
De acordo com a página, as queixas e histórias sobre o tão aguardado carro da empresa de Elon Musk foram partilhadas no fórum do Clube de Proprietários Tesla. Num desses comentários, um proprietário do sul da Califórnia conta que o carro "morreu" após percorrer apenas 1,6 km.
"Comecei a receber erros de direção, ecrã vermelho a piscar, encostei na autoestrada agora o carro está morto e estou à espera de reboque. [...] Foi ótimo por 5 minutos. [...] A Tesla realmente apressou os carros, que pesadelo", escreveu no fórum.
A pressa à qual o proprietário dececionado refere-se foi motivada, por um atraso de quase dois anos em relação à data prometida inicialmente para a entrega dos carros, que têm um preço a partir de US$ 80 mil.
Outro utilizador partilhou uma foto do ecrã vermelho no seu carro, com o aviso “Encoste com segurança. Problema crítico na direção detetado.” Segundo o condutor, muitos Cybertrucks estão a ter problemas de alta tensão, "o que os torna inutilizáveis”, afirmou no fórum.
Num problema ainda mais bizarro, um condutor relatou que o recurso de piloto automático deoseu Cybertruck fez com que o carro travasse bruscamente mesmo com uma distância suficiente entre ele e o próximo veículo. “Felizmente não há nenhum veículo atrás, pois teria sido uma colisão definitiva [...] “Nota: o piloto automático é simplesmente um controlo de cruzeiro reativo glorificado”, criticou um utilizador que identificou-se apenas como Andrew.
Problemas na estrutura e no carregamento
No fórum Tesla Motors Club, as críticas continuaram. Um proprietário do Cybertruck chegou a ser barrado após publicar a crítica. O utilizador, que identifica-se como JPinaJeep, contou que a suspensão do carro não aceita bem solavancos e buracos, descrevendo a estrutura como "terrivelmente má”.
Embora tenha dito que a condução era "realmente boa", ele destacou que o volante era estranhamente muito pequeno, os faróis tinham “um desempenho fraco no escuro”, os limpa pára-brisa “não eram bons o suficiente” e o pára-brisa em si tinha brilho “mau”, o que levava a uma visibilidade “quase perigosa”.
“Não, não é glorioso. O Cybertruck não é um camião. Na melhor das hipóteses, é um camião de brincar e, na pior, um conceito experimental. [...] Vamos lá, estamos em 2024, é um camião de 100 mil, tem que se esperar mais.”
Os fóruns ainda registaram reclamações sobre corrosão e marcas de ferrugem laranja na estrutura do Cybertruck e uma longa espera para seu carregamento completo. Embora a Tesla prometa 515 km de autonomia com carga total, os proprietários disseram que leva cerca de 7 a 14 horas para atingir isso.
O New York Post tentou contactar representantes da Tesla, mas não obteve resposta. Elon Musk ou a Tesla ainda não emitiram comentários sobre a onda de reclamações acerca do Cybertruck.
Apesar dos possíveis problemas com o Cybertruck, a Tesla não parece estar a desacelerar os outros planos. Apenas há 4 dias, Musk anunciou que os primeiros táxis robot autónomos da marca serão revelados no dia 8 de agosto.