Proprietária do TikTok processada por recolher dados de crianças

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A empresa proprietária da rede social TikTok, ByteDance, está em sarilhos pois está a ser processada por alegadamente recolher dados dos seus utilizadores. Considerando que a maioria dos utilizadores da app são crianças, a empresa viola leis de privacidade infantil.

Nos Estados Unidos, existe a COPPA (em português: Acto de Proteção à Privacidade das Crianças Online) que proíbe as redes sociais de recolher dados de crianças menores de 13 anos sem permissão explícita dos pais.

De acordo com o processo, a ByteDance tem andando a recolher dados dos seus jovens utilizadores desde 2014, quando só existia a Musical.ly, que entretanto evoluiu para se tornar a famosa app TikTok.

É óbvio que nem o TikTok ou Musical.ly faziam questão que os utilizadores tinham consentimento expresso dos seus pais. Assim sendo, a ByteDance está à mercê deste tipo de situações, onde foram processadas por um tribunal da Califórnia. Pior ainda, podem ser processados pela FTC, a comissão de comércio federal.

Entretanto, um porta-voz da ByteDance afirma que a empresa discorda com a maioria das alegações. No entanto, a empresa está tentar arranjar uma solução com os tribunais de forma a resolver a situação.

Esta não é a primeira vez que a ByteDance é processada

No início do ano, a FTC processou a ByteDance pela app Musical.ly, acabando por fechar um acordo de 5.7 milhões de dólares. Mais uma vez, as acusações foram as mesmas, em violação da COPPA.

A TikTok (anteriormente Musical.ly) é uma rede social onde os utilizadores podem publicar curtos vídeos com músicas por cima, sem problemas com direitos autoriais. A app permite ainda adicionar efeitos de vídeo, puxando pela criatividade da sua jovem audiência. Desde o seu lançamento em 2016, a app já conta com 500 milhões de utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Atenção! Este spyware tira capturas de ecrã do teu Android sem saberes!
  • Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp prestes a serem banidas na Alemanha
  • O iPhone 12 poderá influenciar (mais uma vez) o mundo dos smartphones
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.