Processo da Epic leva CEO da Apple a tribunal

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

O CEO da Apple, Tim Cook, assim como o vice-presidente sénior para a engenharia de software da companhia, Craig Federighi, terão mesmo de comparecer em tribunal para prestarem declarações no caso da Epic contra a tecnológica.

Um dos juízes do caso exige a presença dos dois executivos na sala de tribunal, tendo mesmo ordenado que a dupla prepare os documentos necessários para análise antes da próxima audiência, a decorrer em julho de 2021.

Epic processou a Apple devido a alegado monopólio da App Store

A Epic decidiu avançar para a justiça contra a Apple por considerar injusta a taxa de 30% cobrada pela App Store em relação a todas as receitas de uma aplicação.

O tremendo sucesso de Fortnite funcionou, desta forma, como uma fonte de rendimentos astronómica para a empresa de Cupertino, simplesmente por disponibilizar o jogo na sua loja, permitindo o acesso dos utilizadores dos produtos da companhia ao Battle Royale.

A Epic considera que esta prática é injusta e monopolista, optando por processar não só a Apple mas também a Google, que recorre à mesma prática na sua Play Store.

Apple tem muito trabalho pela frente

A Apple já disse que Tim Cook estará disponível para audiência, pedindo apenas que o seu testemunho seja limitado a quatro horas. No entanto, só quando a Epic receber a documentação adequada é que será determinada a duração do testemunho do CEO.

No lugar de Craig Federighi a Apple tentou colocar o responsável pela App Store (Eric Neuenshwander) mas a Epic insiste na presença de Federighi, tendo em conta a sua posição de liderança em relação a todos os assuntos que envolvem o iOS.

A Apple terá agora de organizar um conjunto extenso de documentos onde constam comunicações relevantes entre funcionários, que a Epic alega terem sido omitidas.

Apesar disso, o tribunal já deu razão parcial à Apple, que terá de fornecer apenas as informações consideradas estritamente necessárias. O caso promete fazer correr ainda muita tinta, sendo esperados desenvolvimentos no início do próximo ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • Epic Games Store adiciona Spotify às suas ofertas
  • Samsung Galaxy S21+ envergonha iPhone 12 Pro Max na AnTuTu
  • WhatsApp incompatível com Android e iPhone antigos em 2021: vê a lista
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.