Um grupo de investigadores norte-americanos depararam-se com uma falha de segurança que deixará todos os utilizadores Mac em alvoroço. Em causa, uma falha de segurança na série de processadores M da Apple que abre caminho para informações confidenciais dos utilizadores.
Em rigor, esta vulnerabilidade permite que malfeitores possam aceder a chaves de encriptação dos utilizadores Mac. O maior problema e fonte de desassossego é o facto de esta falha de segurança não poder ser corrigida.
GoFetch é a falha de segurança com que os utilizadores Mac irão se preocupar para sempre
Os especialistas que se depararam com este fenómeno apelidaram esta falha como "GoFetch". Trata-se de uma vulnerabilidade que abre um canal secundário de acesso aos equipamentos visados.
Ao ser explorada, permite que os hackers tenham acesso às chaves de encriptação dos utilizadores. Estes dados serão recolhidos quando o utilizador executar tarefas de encriptação nos seus computadores Mac.
Perante esta explicação, acredita-se que quem não use o Mac para esta finalidade não tenha de se preocupar com esta vulnerabilidade. Caso uses um destes computadores para propósitos de encriptação, infelizmente não há nada a fazer.
Isto porque a GoFetch está enraizada no design dos processadores da série M da Apple. O facto de estar profundamente ligada ao hardware do processador torna a sua correção bastante complicada, se não mesmo impossível.
Para colmatar este problema, teriam de ser usados softwares de criptografia terceiros que certamente iriam prejudicar gravemente o desempenho do próprio processador. Algo que se tornaria ainda mais evidentes nos chips M1 e M2.
Há quem refira que esta vulnerabilidade já é conhecida pela Apple desde 2022. Isso pode ser a razão para a empresa ter adicionado uma opção que desativa instruções DMP no novo M3.
Apesar destes relatos, alguns utilizadores exprimem a sua esperança de que a Apple possa mitigar este problema através do seu software. Caso contrário, estes afirmam que ficarão "mais preocupados".