As esperanças de um futuro brilhante para os processadores Exynos recaem sobre a sua parceria com a AMD. A última licenciará a sua arquitetura gráfica RDNA aos SoC´s da Samsung, oferecendo-lhe uma grande vantagem face à concorrência.
Os mais recentes rumores sobre estes processadores dão conta de melhorias significativas face ao A14 Bionic. De acordo com o que foi publicado num fórum coreano, o desempenho gráfico do próximo Exynos com GPU AMD está bem acima do SoC da Apple.
A14 Bionic da Apple fica bem atrás do novo Exynos no desempenho gráfico
O novo Exynos 9925, desenvolvido pela Samsung e AMD, terá passado já pela plataforma GFXBench. Depois de colocado à prova o desempenho gráfico deste processador, nota-se que nem o mais recente e poderoso processador da Apple consegue ultrapassar o da sua arquirrival.
No teste Manhattan 3.1 o novo Exynos 9925 conseguiu atingir os 181.8 fps, ao passo que o A14 Bionic se ficou pelos 120.8 fps. A tendência confirma-se nos testes Aztec Normal e Hgh, com o SoC da Samsung a registar 138.25 fps e 58 fps, respetivamente.
Comparando os últimos valores sintéticos alcançados pelo A14 Bionic, vemos que o SoC da Apple se ficou pelos 80fps e 30fps. Uma diferença de valores bastante acentuada a favor do próximo processador da Samsung.
Anteriormente, já havia sido referido que o primeiro Exynos com GPU AMD iria ultrapassar o semelhante da Qualcomm em desempenho. Com os dados hoje revelados, vemos que nem o mais recente processador de topo da Apple consegue igualar o desempenho do possível Exynos 9925.
Será interessante ver se esta superioridade se irá manter quando comparado com o A15 Bionic. Este SoC só será revelado no outono e certamente apresentará melhorias significativas face ao A14 Bionic.
Primeiro Exynos com gráfica AMD chegará em breve
De acordo com os últimos rumores, o possível Exynos 9925 pode chegar já no segundo trimestre deste ano. Ou seja, este irreverente processador poderá chegar ao mercado bem mais cedo que o inicialmente previsto.
A razão para tal é a feroz concorrência do Snapdragon 888. Os últimos dados apontam para que o novo SoC da Qualcomm leve a melhor sobre o Exynos 2100 no que concerne ao seu desempenho gráfico.
A Samsung quer ser uma referência no desenvolvimento de processadores para dispositivos móveis. Para isso, ela está esperançosa de que a sua parceria com a AMD possa mudar rapidamente o paradigma a seu favor.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung: primeiro Exynos com GPU AMD chega mais cedo que o esperado
- Samsung Galaxy S21 Ultra é 'massacrado' em teste de resistência
- Samsung responde aos rumores acerca do cancelamento da linha Galaxy Note