Problemas na app Google? Eis como resolver este bug no Android

Rui Bacelar
Comentar

A Google lançou recentemente uma atualização para a sua aplicação móvel para dispositivos Android que, como se viria a apurar, introduziu um novo bug. Em diversos smartphones Android, da Xiaomi e outras fabricantes, a app fecha constantemente.

Trata-se de um force close, um crash da aplicação Google em smartphones Xiaomi, Samsung, Motorola, OPPO, Pixel, e outras fabricantes. O problema foi detetado na madrugada de hoje (22), sendo, entretanto, exposto por diversos utilizadores nas redes sociais.

A app Google está a crashar no smartphone Android? Não és o único!

Suddenly Google app has started crashing on my new pixel 4a @Google @GoogleIndia #google pic.twitter.com/WbR5Eln8Dm

— Ashwin (@ashWINsrao) 22 de junho de 2021

O relato que vemos acima é apenas um de milhares que fizeram ouvir a sua voz nas últimas horas. O problema também é sentido em Portugal como tivemos oportunidade de apurar junto de dezenas de utilizadores de smartphones da Xiaomi, entre outras marcas.

Pior ainda, este erro no Google não está limitado a uma só versão da app. Tal como apontam alguns utilizadores Xiaomi, na versão 12.23.16.23 da app Google a problemática está presente.

ja acordei cheia de ódio com essas notificações do Google af af pic.twitter.com/nzKu39m876

— 𝑨𝖓𝖆⁷🗯️ (@kookvlong) 22 de junho de 2021

Ao mesmo tempo, vemos outros utilizadores com a versão beta instalada, com o número de compilação 12.24.7.29 e também como mesmo problema. A app "crasha" constantemente.

Note-se que além dos problemas na app Google, este bug causa também que as aplicações Assistente Google e Google Lens, que estão associadas à aplicação base da Google, sofram o mesmo problema.

Em síntese, com as últimas atualizações da app, feitas pela própria empresa (server side), a app está mesmo a falhar.

A Google sugeriu uma solução temporária através do Twitter

Google app

Através do Twitter, reconhecendo rapidamente o bug, a Google recomendou um soft reboot para remendar o problema. Para tal, o utilizador deve desinstalar a aplicação da Google, o que removerá todas as atualizações feitas à app num passado recente.

Esta correção temporária parece estar a surtir o efeito pretendido junto de alguns utilizadores. No entanto, alertamos para o facto de tal medida não apresentar o mesmo grau de eficiência em todos os smartphones Android existentes.

Podemos recomendar a limpeza da memória cache e informações da aplicação, além da desinstalação através da Google Play Store.

Note-se, por fim, que esta já não é a primeira vez que tal problema afetou a aplicação da Google, mas não deverá tardar até que a tecnológica corrija o lapso que irrita muitos utilizadores.

Aguardamos, entretanto, por mais informações da própria Google no intuito de solucionar este problema para os dispositivos Android.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.