A Google lançou recentemente uma atualização para a sua aplicação móvel para dispositivos Android que, como se viria a apurar, introduziu um novo bug. Em diversos smartphones Android, da Xiaomi e outras fabricantes, a app fecha constantemente.
Trata-se de um force close, um crash da aplicação Google em smartphones Xiaomi, Samsung, Motorola, OPPO, Pixel, e outras fabricantes. O problema foi detetado na madrugada de hoje (22), sendo, entretanto, exposto por diversos utilizadores nas redes sociais.
A app Google está a crashar no smartphone Android? Não és o único!
O relato que vemos acima é apenas um de milhares que fizeram ouvir a sua voz nas últimas horas. O problema também é sentido em Portugal como tivemos oportunidade de apurar junto de dezenas de utilizadores de smartphones da Xiaomi, entre outras marcas.
Pior ainda, este erro no Google não está limitado a uma só versão da app. Tal como apontam alguns utilizadores Xiaomi, na versão 12.23.16.23 da app Google a problemática está presente.
Ao mesmo tempo, vemos outros utilizadores com a versão beta instalada, com o número de compilação 12.24.7.29 e também como mesmo problema. A app "crasha" constantemente.
Note-se que além dos problemas na app Google, este bug causa também que as aplicações Assistente Google e Google Lens, que estão associadas à aplicação base da Google, sofram o mesmo problema.
Em síntese, com as últimas atualizações da app, feitas pela própria empresa (server side), a app está mesmo a falhar.
A Google sugeriu uma solução temporária através do Twitter
Através do Twitter, reconhecendo rapidamente o bug, a Google recomendou um soft reboot para remendar o problema. Para tal, o utilizador deve desinstalar a aplicação da Google, o que removerá todas as atualizações feitas à app num passado recente.
Esta correção temporária parece estar a surtir o efeito pretendido junto de alguns utilizadores. No entanto, alertamos para o facto de tal medida não apresentar o mesmo grau de eficiência em todos os smartphones Android existentes.
Podemos recomendar a limpeza da memória cache e informações da aplicação, além da desinstalação através da Google Play Store.
Note-se, por fim, que esta já não é a primeira vez que tal problema afetou a aplicação da Google, mas não deverá tardar até que a tecnológica corrija o lapso que irrita muitos utilizadores.
Aguardamos, entretanto, por mais informações da própria Google no intuito de solucionar este problema para os dispositivos Android.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple Maps vs Google Maps: só um respeita a privacidade do utilizador no iPhone
- 32 jogos e apps boas demais para serem gratuitas na Google Play Store
- 5 smartphones Xiaomi a preço irresistível durante o Amazon Prime Day