Primeiro protótipo (nunca lançado) de um smartphone Android é posto à venda no eBay

Filipe Alves
Comentar

O primeiro smartphone Android a sair para o mercado foi o HTC G1 (Dream), este smartphone tinha um ecrã rotativo e um teclado que impressionava na altura de lançamento. Contudo, este não estava para ser o smartphone escolhido.

"Reza a lenda" que a Google mudou a estratégia dos seus smartphones depois de ver o lançamento do primeiro iPhone. O primeiros smartphone Android iria ter um teclado qwerty e ser muito idêntico aos BlackBerry que dominavam o mercado americano na altura.

Este é o smartphone protótipo com Android nunca lançado pela Google

Este é o smartphone protótipo com Android nunca lançado pela Google

Cerca de 9 smartphones destes foram postos à venda no eBay por 200$ (186€) cada um. O anúncio alegava que estes eram protótipos da Google e do primeiro smartphone com o sistema Android.

O vendedor referia que era possível que as baterias dos equipamentos não funcionassem visto que já estavam parados há mais de 10 anos. Não garantia também que as operadoras ainda suportassem este smartphone.

Este é o smartphone protótipo com Android nunca lançado pela Google

Contudo, quem os comprou não queria saber se estavam plenamente funcionais. Tal como qualquer amante do sistema Android, os compradores queriam o primeiro protótipo funcional e não lançado da Google para o mercado.

Este é o smartphone protótipo com Android nunca lançado pela Google

Até porque as especificações do smartphone, chamado de Sooner, não impressionam. O equipamento conta com um ecrã com a resolução de 320x240p, uma câmara principal de 1.3MP, 64MP de RAM e conexão 2G. O equipamento também não tem qualquer ligação Wi-Fi.

Cancelar este smartphone foi uma boa escolha

Agora que sabemos o que aconteceu ao mercado mobile, podemos dizer que a decisão da Google em cancelar este equipamento foi uma boa decisão. Isto porque o dispositivo oferece uma ideologia que acabou por não vencer.

Ainda que seja um forte amante dos teclados qwerty dos BlackBerry, todos sabemos que o mercado não está para aí virado. Tudo começou em 2007 com a chegada do primeiro iPhone e com a forte concorrência de empresas como Samsung, HTC e outras que souberam seguir a tendência.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.