Em janeiro de 1984, Steve Jobs e a Apple fizeram história ao apresentar o primeiro Macintosh em Cupertino, na Califórnia. A icónica apresentação iniciou alguns dos trejeitos típicos das apresentações de Steve Jobs, como as surpresas e teatralidade. Vê o vídeo.
Jobs simplesmente retirou o Macintosh de um saco, introduziu a disquete e deixou o computador fazer o resto. O primeiro Macintosh foi promovido como uma máquina de processamento de texto e imagem e incluía uma pacote gráfico bem como um rato.
O primeiro Macintosh foi uma aposta "ou vai ou racha" por parte da Apple. Na altura, o mercado de computadores pessoais e empresariais era completamente dominado pela IBM, que hoje em dia ainda fabrica equipamentos sobre a marca Lenovo
Especificações do primeiro Macintosh
- Ecrã preto e branco de 9 polegadas
- Processador Motorola 68000 de 8MHz
- 128KB de RAM
- Entrada para disquetes 3.5"
- Peso de 7 quilos
Comparado com qualquer computador atual, as especificações do Macintosh são ridiculamente baixas. Aliás, até os smartwatches mais básicos possuem mais capacidades que este Desktop. Desta perspetiva, conseguimos perceber o quanto a tecnologia evoluiu em 36 anos.
O primeiro Macintosh vendeu bem, apesar do preço
Quando lançado, o primeiro Macintosh tinha uma etiqueta de 2500 dólares. Ajustando para a atualidade, estamos a falar de 6000 dólares ou 5442 euros. Apesar do preço avultado, a Apple vendeu 70 mil unidades desde o lançamento até maio de 1984.
Existe ainda o famoso anúncio da Super Bowl, o evento desportivo americano, apresentado poucos dias antes do anúncio do Macintosh. O anúncio enigmático certamente ajudou a aguçar a curiosidade dos consumidores e a aumentar as consequentes vendas da Apple.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple perde terreno nas marcas mais valiosas de 2020. Conhece o top 10
- Samsung vai lançar serviço semelhante ao AirDrop da Apple
- Apple apostou forte na privacidade no iOS 13 e já está a dar frutos