Primeira demo da PlayStation 5 demonstra gráficos impressionantes! (vídeo)

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O Unreal Engine é um dos motores de desenvolvimento de jogos mais utilizados na indústria. A sua versão mais recente, Unreal Engine 5, foi demonstrada numa demo, a correr na vindoura PlayStation 5. Os resultados vão provavelmente deixar-te boquiaberto. Vê o vídeo.

A demonstração, criada pelos programadores da Epic Games (proprietária do Fortnite), mostra as diferentes tecnologias de composição, luz renderização das quais a PlayStation 5 poderá facilmente tomar partido. Com este vídeo, finalmente temos uma amostra visual de como poderão ser os jogos da próxima geração.

Unreal Engine 5 e PlayStation 5 parecem ser a combinação perfeita

De acordo com os diretos técnicos da Epic Games, foram utilizadas técnicas de renderização de elementos normalmente utilizadas para filmes, de forma a recriar cenários. Na demo, é possível ver uma cave, com pedras a rolar, reagindo aos movimentos da personagem.

A Epic Games chama à tecnologia "Nanite", onde são utilizadas texturas de 8K para conferir um aspeto realista e recheado de definição ao terreno e cenário em volta da personagem. Com a Nanite, é possível processar mil milhões de pontos de referências geométricas por cada frame de jogo.

A Epic Games menciona ainda a tecnologia "Lumen" que facilita a movimentação e criação de luz e sombras no desenvolvimento do jogo. Existem ainda melhorias a nível de som, na reverberação e ecos bem como a localização dos efeitos sonoros, emprestando à experiência de imersão no jogo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Sony lança PlayStation Studios com um vídeo de introdução fantástico
  • Tony Hawk's Pro Skater 1+2 chega à PS4, Xbox One e PC. Trailer é verdadeiramente nostálgico
  • The Elder Scrolls: Blades chega já amanhã para a Nintendo Switch e é grátis!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.