Homem preso por vender 1 milhão de contas roubadas do Spotify e Netflix

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A polícia federal australiana prendeu ontem um indivíduo de 21 anos que alegadamente vendeu mais de 1 milhão de contas roubadas do Netflix, Spotify e Hulu. Ao que parece, era o responsável pelo site WickedGen.com que tinha recentemente publicitado ter mais de 120 mil dados de login das plataformas de streaming.

De acordo com as autoridades australianas, o homem terá obtido receitas na ordem dos 187 mil euros com este esquema. As contas que foram vendidas englobavam utilizadores de todo o mundo.

Não há muito tempo, a Netflix avisou os seus utilizadores que iria implementar medidas de controlo apertadas para evitar a partilha de dados entre utilizadores. Ainda que muitos se tenham revelado descontentes com estas medidas, um dos motivos é para evitar este tipo de esquemas ilegais.

Milhares de dados de acesso ao Netflix foram vendidos ao desbarato na internet

Caso os números divulgados sejam acertados, estes dados de login foram vendidos a preços irrisórios inferiores a 1€ por conta. Muito provavelmente devido à grande probabilidade de serem detetadas rapidamente, e do acesso a estas contas acabar por ser bloqueado.

Ainda assim, o facto destes serviços permitir (ainda que seja contra os termos e condições) a partilha de dados de login torna estes esquemas possíveis. E como muitos utilizadores acabam mesmo por partilhar os seus dados com amigos e familiares, acabam por não se dar conta que os seus dados foram comprometidos.

Uma vez mais, este acontecimento vem reforçar a ideia de que não deves facilitar no que respeita à segurança dos teus dados online. Apesar dos vários avisos ao longo dos últimos meses, milhões de utilizadores continuam a utilizar a mesma palavra passe para diversos serviços. Dessa forma, os hackers conseguem ter acesso a várias contas com apenas uma password.

Por fim, deixo um conselho fácil e simples de seguir, se tiveres dificuldade em entrar na tua conta Netflix ou Spotify, altera a tua password. Não quer dizer que os teus dados tenham sido roubados, mas mais vale prevenir do que remediar. Mais importante ainda, não utilizes a mesma password em vários destes serviços, só tornas a vida mais fácil a quem te quer fazer mal.

Editores 4gnews recomendam:

  • Resposta da Disney à Netflix vai trazer todos os desenhos animados da sua história!
  • Cuidado Netflix! Disney poderá deter 70% da Hulu em breve
  • Utilizas Spotify pirata ou com AdBlockers? Prepara-te para ser banido!

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.