Muitos podem dizer que os últimos topos de gama carecem de novidades relevantes e isso pode conduzir a alguma desilusão. Mas para o presidente da marca chinesa Nubia, não estamos apenas perante alguma falta de inovação.
Ni Fei, executivo da Nubia, vai mais longe e afirma que as suas rivais têm lançado "falsos topos de gama". Uma afirmação que certamente dará muito que falar e colocará a nu as diferentes perspetivas sobre o estado atual do mercado de smartphones.
Executivo da Nubia diz-nos que os novos topos de gama foram "rebaixados"
Numa publicação feita na rede social chinesa Weibo, no contexto do lançamento do Nubia Z70 Ultra, ela dá a sua opinião sobre os novos topos de gama. Na sua opinião, as empresas lançam smartphones com características inferiores aos antecessores.
Ele refere que estes "falsos topos de gama" usam o novo processador Snapdragon 8 Elite como desculpa para cortar noutros detalhes. O elevado custo do novo processador da Qualcomm tem camuflado o desinvestimento noutras áreas.
Ele fala ainda na questão do design dos equipamentos que têm chegado ao mercado, afirmando que têm alguma falta de carácter. Em contrapartida, o novo Nubia Z70 Ultra chega com um design "estilo Nubia", ou seja, com identidade própria.
Ni Fei ataca ainda as escolhas que as suas rivais têm feito no segmento fotográfico, insinuando um desinvestimento nesta área. Por outro lado, ele refere que a Nubia ouviu os seus utilizadores e colocou no Z70 Ultra uma nova câmara principal com abertura variável, uma nova grande angular de 13 mm e uma macro telefoto.
Existem alguns casos recentes que dão razão às controversas declarações de Ni Fei, Por exemplo, o novo Xiaomi 15 reduziu o alcance do zoom ótico da sua câmara (das 3.2x para as 2.6x) ou o OnePlus 13 que conta com o mesmo sensor principal do seu antecessor.
Em contrapartida, algumas destas marcas apostam em baterias maiores, ecrãs com mais brilho ou novos sensores de impressões digitais ultrassónicos. Não podemos ainda esquecer a inclusão de um processador mais poderoso, como é o caso do Snapdragon 8 Elite.
Fei deveria lembrar-se que o seu novo topo de gama também não está isento de críticas. Por exemplo, o sensor principal da sua câmara é o mesmo do Samsung Galaxy A55 e não conta com carregamento sem fios.
Em suma, é justo dizer que nenhum smartphone é perfeito, mas apelidar os restantes como falsos topos de gama é uma declaração arrojada. E tu, que opinião tens das estratégias usadas recentemente pelas marcas nos seus topos de gama?
Já votaste nos Prémios 4gnews 2024? O teu voto é essencial para eleger o melhor da tecnologia e ao participares habilitas-te a ganhar uma cadeira noblechairs HERO no valor de 469,90€! As votações são até 5 dezembro, não deixes passar esta oportunidade e vota agora!