As baterias dos veículos elétricos continuam a ser o principal foco de preocupação dos consumidores: seja em relação à distância máxima que permitem percorrer com uma só carga; seja quanto ao tempo que demorar a carregar; seja inclusive em relação ao preço das mesmas – e aos custos de substituição e à sua influência no preço final de um EV.
Se nos últimos tempos os fabricantes têm demonstrado uma progressão notável ao nível das distâncias e dos tempos de carregamento, também os preços atuais das baterias parecem quebrar um dos mitos ainda em voga. As baterias dos EVs estão realmente mais baratas ou, pelo menos, não tão caras.
90% de queda em 15 anos
De acordo com um novo relatório divulgado esta semana pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE), através da Office of Energy Efficiency & Renewable Energy (EERE), o custo médio de uma bateria de iões de lítio para um veículo elétrico ligeiro diminuiu 90% entre 2008 e 2023 (valores baseados no valor do dólar ajustado à inflação).
Segundo o relatório da EERE citado pelo Inside EVs, existem três elementos que ditaram esta redução significativa dos preços dos packs de baterias: maior volume de produção e maiores economias de escala; melhorias nos processos de fabrico e melhorias nos elementos químicos e tecnológicos que compõem as próprias baterias.
Mesmo que estes valores estejam muito associados ao mercado dos EUA, o relatório aponta para um preço médio atual US$ 13.900 para um pack novo de baterias de 100 kWh, com as versões de 80 kWh a ficar, em média, nos 11.120 dólares.
Apesar de serem ainda valores substanciais num carro vendido por 35-50 mil euros, por exemplo, a EERE prevê que os custos das baterias vão continuar a descer ‘substancialmente’ nos próximos anos, até porque as tecnologias associadas vão também evoluir, a reciclagem destas baterias vai ajudar ao processo e a própria escala do mercado ajudará a cimentar este processo.