Nos últimos anos, os e-readers (leitores de livros digitais) têm conquistado cada vez mais utilizadores. Porém, apesar de serem muito populares, a verdade é que há uma belíssima funcionalidade que continua sem ser explorada devidamente, muito útil sobretudo para quem consome muitos conteúdos online.
Apesar de existirem agora leitores digitais a cores, ideais para banda desenhada, não há dúvidas de que a leitura continua a ser o foco principal dos e-readers.
No entanto, conforme dá conta o Android Police, há uma funcionalidade muito interessante que transforma um e-reader numa ferramenta prática para ler artigos online sem distrações.
Muitos utilizadores acumulam artigos longos para "ler mais tarde" no smartphone ou no computador, acabando por nunca regressar a esses conteúdos. Porém, a solução pode estar aqui! Isto porque os e-readers Kobo incluem a funcionalidade "Enviar para", integrada oficialmente com a extensão Instapaper, que permite guardar artigos e enviá-los diretamente para o e-reader com apenas um clique.
Para quem compensa?
- Proteção ocular: utilizam tinta eletrónica, sem luz azul, evitando fadiga ocular e interrupção do ritmo circadiano;
- Visibilidade em qualquer luz: são legíveis mesmo sob intensa exposição solar, ao contrário de ecrãs de telemóveis e computadores;
- Personalização: podes ajustar tamanho de letra, espaçamento e margens, criando uma experiência de leitura confortável;
- Sem distrações: notificações de redes sociais ou sites de notícias não existem nestes dispositivos, aumentando a concentração.
Como usar?
No Kobo:
- Basta criar uma conta no Instapaper e, no e-reader Kobo, aceder a Mais > Os Meus Artigos > Ligar ao Instapaper;
- Depois, só tens de seguir as instruções através de código QR ou página web.
No Kindle:
- Começa por identificar o endereço de e-mail exclusivo do teu Kindle, disponível nas definições da conta Amazon;
- Depois, autoriza o endereço de envio do Instapaper na lista de e-mails aprovados da Amazon;
- No Instapaper, ativa o envio automático para o Kindle, associando esse endereço de e-mail.
Sempre que guardas um artigo, o serviço converte o texto num formato compatível e envia-o por e-mail para o Kindle. O artigo surge depois como um documento pessoal, misturado com livros e PDFs, e não numa secção dedicada como acontece nos Kobo.
Além disso, é de notar que no Kindle,o envio via Instapaper passará a ser pago a partir de 19 de fevereiro de 2026. Esta opção fica associada ao Instapaper Premium (as condições podem mudar).
O custo deste serviço é de 5 euros mensais ou 50 euros por ano. A justificação para o aumento prende-se com o crescimento do número de subscritores. "O custo para todos também cresceu, e há algum tempo que operamos o serviço de envio para o Kindle com prejuízo", explicou um porta-voz no reddit.
E para quem não tem um e-reader?
Para quem não tem um leitor de livros digital e também não pretender adquirir um, a solução já existe. Embora não seja tão prazerosa nem tão personalizada, a verdade é que muitos browsers já dispõem de um Modo de Leitura (o Chrome implementou há poucos dias uma importante melhoria) que te permitem ler sem publicidade pelo meio e num fundo escuro que não cansa tanto os olhos.

