Nos últimos anos, os e-readers (leitores de livros digitais) têm conquistado cada vez mais utilizadores. Porém, apesar de serem muito populares, a verdade é que há uma belíssima funcionalidade que continua sem ser explorada devidamente, muito útil sobretudo para quem consome muitos conteúdos online.
Apesar de existirem agora leitores digitais a cores, ideais para banda desenhada, não há dúvidas de que a leitura continua a ser o foco principal dos e-readers.
No entanto, conforme dá conta o Android Police, há uma funcionalidade muito interessante que transforma um e-reader numa ferramenta prática para ler artigos online sem distrações.
As razões para ler artigos num e-reader
Muitos utilizadores acumulam artigos para "ler mais tarde" no smartphone ou no computador, acabando por nunca regressar a esses conteúdos. Porém, a solução pode estar aqui! Isto porque os e-readers Kobo incluem a funcionalidade "Enviar para", integrada oficialmente com a extensão Instapaper, que permite guardar artigos e enviá-los diretamente para o e-reader com apenas um clique.
Nestes dispositivos, a leitura é muito mais prazerosa e 'saudável'. Isto porque usam tinta eletrónica que não emitem a luz azul que os ecrãs de telemóveis e computadores emitem. Pelo que não vais sofrer com fadiga ocular e também não vai interferir com o teu ritmo circadiano.
São também muito fáceis de ler mesmo com intensa exposição solar, ao contrário dos ecrãs de PC e smartphone em que tens de estar constantemente a franzir a testa para conseguir ler. A personalização (tamanho de letra, espaçamento e até margens) é mais um fator que ajuda a que ler num e-reader eleve por completo a experiência.
Como usar?
O processo é simples. Basta criar uma conta no Instapaper e, no e-reader Kobo, aceder a Mais > Os Meus Artigos > Ligar ao Instapaper, seguindo as instruções através de código QR ou página web. A partir daí, qualquer artigo guardado no Instapaper surge automaticamente no dispositivo, otimizado para leitura em tinta eletrónica.
Nos e-readers Kindle, existe uma alternativa semelhante, mas a configuração é mais complexa e, em breve, a funcionalidade "Enviar para o Kindle" ficará limitada a subscritores pagos do Instapaper. Nos Kobo, esta integração é gratuita.
Porém, também (ainda) é possível. Começa por identificar o endereço de e-mail exclusivo do teu Kindle, disponível nas definições da conta Amazon. Depois, tens de autorizar o endereço de envio do Instapaper na lista de e-mails aprovados da Amazon, caso contrário os ficheiros são bloqueados.
A seguir, no Instapaper, tens de ativar o envio automático para o Kindle, associando esse endereço de e-mail. Sempre que guardas um artigo, o serviço converte o texto num formato compatível e envia-o por e-mail para o Kindle. O artigo surge depois como um documento pessoal, misturado com livros e PDFs, e não numa secção dedicada como acontece nos Kobo.

