Um novo estudo revela que os portugueses usam as redes sociais mais do que a média dos europeus. Segundo a ANACOM, em 2024, 79,6% dos utilizadores de internet no país acederam a plataformas como Facebook, Instagram e Twitter.
Estes números representam uma percentagem 9,6 pontos percentuais acima da média da União Europeia. Mas não é apenas na consulta das redes sociais, que os portugueses ficam em destaque.
Portugueses usam redes sociais acima da média europeia
Além das redes sociais, os portugueses também se destacam no acesso a notícias online. Segundo estes estudo, 82,1% dos utilizadores de internet no país leem notícias de jornais e revistas online. É uma percentagem 12,1 pontos percentuais acima da média da UE.
O estudo também revela outras atividades online populares em Portugal. Falamos da pesquisa de informação sobre produtos ou serviços (87,9%), a troca de emails (86,7%), o Internet banking (71,8%). Ouvir música online tem a preferência de 71,7% das pessoas.
Verificou-se um crescimento nos últimos anos das compras online em Portugal. Contudo, ainda se encontram atrás da média europeia. 55,3% dos utilizadores de internet fizeram compras online em 2024, uma percentagem 9,6 pontos percentuais abaixo da média da UE.
Crescimento do Internet banking é uma realidade
O estudo também identificou algumas tendências interessantes, como é exemplo o crescimento do Internet Banking. Nos últimos quatro anos, o uso do Internet banking aumentou 11,6 pontos percentuais.
Denota-se também um declínio na leitura de notícias online. Apesar de estar acima da média europeia, a leitura de notícias online diminuiu 3,6 pontos percentuais nos últimos quatro anos.
Os portugueses estão cada vez mais "ligados" às redes sociais e ao consumo de notícias online. Contudo, o estudo parece revelar que ainda há margem para crescimento nas compras online no nosso país.
Ainda neste estudo, sabias que Quase metade dos portugueses paga serviços de streaming como a Netflix?