Portugueses estão a consumir mais dados móveis, mas os preços dos tarifários não acompanham

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Os portugueses estão a consumir cada vez mais dados móveis. Mas os tarifários das operadoras não acompanham este crescimento. No final do primeiro trimestre de 2024, o consumo médio mensal por utilizador de Internet móvel atingiu os 11 GB. É um aumento de 25,3% face ao período homólogo, segundo a ANACOM.

É bom destacar também que o tráfego médio mensal gerado por PC/tablet/pen/router atingiu os 32,1 GB. Este consubstancia-se num crescimento de 7,1% face ao primeiro trimestre do ano passado.

Apesar deste aumento significativo no consumo, os preços dos tarifários de dados móveis não têm acompanhado a tendência. As operadoras continuam a oferecer pacotes com limites de dados mensais relativamente baixos. E isto obriga muitos utilizadores a pagar custos adicionais quando ultrapassam o limite de dados.

Taxa de penetração do 5G é de 24,4 por 100 habitantes

Outro exemplo está na taxa de penetração de acessos à Internet móvel de 5G. Esta atingiu já os 24,4 por 100 habitantes e já foi 14% do total de tráfego no primeiro trimestre de 2024. Estima-se que tenha atingido os 6,5 GB mensais de internet móvel 5G por utilizador neste trimestre.

A falta de acompanhamento dos tarifários às necessidades dos consumidores é um problema que já vem de há algum tempo. Em 2023, a Deco Proteste já tinha alertado para o facto de os portugueses serem dos europeus que pagam mais pelos dados móveis.

A Anacom, entidade reguladora do setor das comunicações, tem pressionado as operadoras para reverem os seus tarifários. No entanto, até agora, as medidas tomadas pela Anacom não têm sido suficientes para levar a uma redução significativa dos preços.

Jovens são quem mais consome dados móveis em Portugal

O problema do consumo excessivo de dados móveis é particularmente grave entre os jovens. Segundo um estudo da ANACOM, os jovens entre os 15 e os 24 anos consomem, em média, 21 GB de dados móveis por mês. É quase o dobro da média nacional.

É importante que os consumidores comparem os diferentes tarifários disponíveis no mercado e escolham aquele que melhor se adapta às suas necessidades. Também devem estar atentos aos limites de dados dos seus tarifários e evitar exceder os mesmos. Já que podem resultar em custos adicionais.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.