Portugal privado de trunfo presente em todos os Apple iPhone para 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Em 2020 a tecnológica de Cupertino apresentou a gama Apple iPhone 12, sendo estes os primeiros smartphones iOS a suportar a quinta geração de redes móveis, o 5G. Agora, a gigante norte-americana redobrará a sua aposta nesta mesma tecnologia.

Para o utilizador e consumidor, isto traduzir-se-á no suporte para 5G até no iPhone mais barato de 2022, o Apple iPhone SE (2022), a terceira iteração deste produto. De igual modo, este suporte estará presente nos quatro modelos esperados de iPhone 13.

Em 2022 ficaremos a conhecer o novo Apple iPhone SE (3.ª gen.)

Este ano, todos os quatro modelos esperados para a gama iPhone 13 também terão o suporte para redes 5G. Aliás, todos os iPhone apresentados e lançados no mercado também terão este mesmo suporte para as redes móveis de quinta geração.

Estamos a referir-nos, em particular, ao próximo telefone barato (ou pelo menos acessível) da tecnológica de Cupertino, a terceira geração do modelo SE. No entanto, Portugal não deverá tirar partido deste novo padrão de redes durante o próximo ano.

Recordamos que o processo de implementação das redes móveis de quinta geração encontra-se ainda num moroso hiato. Mais concretamente, estamos ainda na fase do leilão do 5G promovido pelo regulador nacional das comunicações, a ANACOM.

O atraso no leilão 5G obsta à sua plena implementação em Portugal

"Depois de 100 dias de leilão 5G a ANACOM reitera irresponsabilidade e incompetência alterando o regulamento" palavras de Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal. À sua voz somam-se críticas similares por parte das demais operadoras.

A 1 de junho de 2021 a Altice acusava a Anacon de 100 dias de atraso não só para o leilão do 5G, mas para todo o país. Agora, em finais de julho deste mesmo ano continuamos sem novos desenvolvimentos. Não estamos mais próximos de ter acesso a redes 5G do que estávamos aquando dessa exposição.

Face ao exposto, tanto a MEO como a NOS e a Vodafone já demonstraram o seu desagrado público perante a situação. Portugal corre o risco de ficar na cauda da Europa no que concerne à implementação das redes 5G. Ora, de que nos serve "ter 5G" nos smartphones de ponta, se tal não passa uma miragem em Portugal?

Todos os Apple iPhone terão suporte para 5G em 2022

Esta tese é avançada pela publicação Nikkei Asia que também reforça o lançamento de um novo iPhone SE (2022) na primeira metade do próximo ano. Entre as suas novidades estará o processador Apple A15 Bionic com suporte para redes 5G.

Note-se que este é o mesmo processador presente na geração iPhone 12, tendo todos eles suporte para 5G. Isto deve-se à utilização do modelo Snapdragon X60 da Qualcomm, componente utilizado por vários outros modelos na esfera Android.

Para o próximo ano a Apple também deverá atualizar os AirPods de 2.ª geração, revelando finalmente a terceira iteração deste gadget.

Para este iPhone barato teremos um novo ecrã de 4,7 polegadas, tecnologia IPS LCD, com novas câmaras. Espera-se que o seu preço seja mantido, continuando a custar desde 499 €.

Em síntese, é com naturalidade que vemos a Apple a apostar mais nesta tecnologia uma vez que a maioria das concorrentes já a disponibiliza mesmo nos seus smartphones de gama média e baixa.

Em Portugal, contudo, será apenas um chavão de marketing, pelo menos num futuro próximo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple prepara-se para equipar o novo iPad mini com as caraterísticas mais pedidas
  • Xiaomi Mi MIX 4: as caraterísticas que farão dele o smartphone mais avançado de 2021
  • Xiaomi Redmi Buds 3 Pro: novos earbuds TWS com preço que vais gostar!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.