É já este dia 25 de fevereiro, terça-feira, que termina o prazo para validar faturas no portal e-fatura, com vista à dedução no IRS. O problema é que o portal em questão tem estado instável, nas últimas horas.
Conforme noticia a CNN Portugal, o portal do e-fatura tem mostrado alguma instabilidade, esta segunda-feira, dia 24. Na tentativa de aceder ao portal, vários utilizadores têm recebido a notificação: “Por motivos de ordem técnica não nos é possível responder ao seu pedido. Por favor tente mais tarde”.
A não validação das faturas pode resultar na perda de dinheiro para os contribuintes. Ou seja, um valor maior de IRS a pagar, ou menor valor a receber. Face aos problemas registados, a CNN entrou em contacto com o Ministério das Finanças, para averiguar a resolução dos problemas do sistema. Ainda sem resposta.
Recorde-se que não é a primeira vez que plataformas governamentais apresentam alguns problemas. Há alguns meses, e tal como a 4gnews noticiou, houve lugar ao vazamento de dados confidenciais do Portal das Finanças. Na altura, foi inclusive divulgada uma lista com os NIFs dos contribuintes que terão sido afetados.