A entrada da DIGI em Portugal tem sido afetado por alguns contratempos. Um dos mais visíveis está na rede móvel, onde a empresa ainda não conseguiu negociar o acesso à rede dentro do Metro de Lisboa.
Isto significa que se aderiste ou pensas aderir ao serviço móvel da DIGI, por enquanto ainda não tens rede móvel sempre que utilizares o metropolitano de Lisboa. Mas por quê? Parece que a negociação com a MEO, NOS e Vodafone ainda não chegou a bom porto.
Segundo noticia o jornal Público, este impasse terá feito com que a Anacom se tenha reunido com a Metropolitana de Lisboa. Segundo Sandra Maximiano, vice-presidente da Anacom, foi pedido ao Metro de Lisboa “para estudar se os prazos que os operadores estão a dizer que são necessários”.
MEO, NOS e Vodafone queriam esperar 24 meses para partilhar rede com a DIGI
Caso não saibas, a MEO, NOS e Vodafone partilham a infra-estrutura única de sinal de rádio no Metro de Lisboa. E está previsto que a DIGI possa entrar na partilha dessa mesma rede, mas não estão definidos “prazos para que isso seja concretizado”.
Os operadores apontam para um período de 24 meses em que teriam obrigatoriamente de partilhar a infraestrutura da rede no metro de Lisboa. No entanto, Sandra Maximiano refere: “Parece-me muito tempo”.
A reguladora acaba por dizer que “na linha vermelha, que é a mais moderna, a questão está resolvida”. Veremos quanto tempo terão os utilizadores da DIGI de esperar pela rede da DIGI no metro, já que as negociações continuam.
Esta conversa com os jornalistas serviu também para a reguladora afirmar que a DIGI ainda não “consegue competir com o mesmo nível” face às restantes operadoras. Por isso considera que ainda não é “uma alternativa”. No entanto, remata dizendo: “queremos é que se chegue lá”.
Mais sobre as operadoras low cost: