Parece mentira, mas é verdade: na China, a nova “aliada” da Polícia é uma esfera. No entanto, não se trata de uma esfera qualquer. É uma esfera robot e que consegue ir atrás dos criminosos numa velocidade que pode chegar aos 35 km/h.
No vídeo em baixo, é possível ter uma referência visual desta nova forma da polícia chinesa ir atrás de quem prevarica. De acordo com a New Atlas, esta “esfera policial” tem um peso de 125 quilos e atua tanto em terra como na água.
Sobre este novo robot usado na China
Segundo a mesma fonte de informação, o robot em questão tem vindo a ser desenvolvido pela Logon Technology. Chega ao mercado com o nome “Rotunbot RT-G” e, ao que tudo indica, o seu movimento é bastante silencioso.
Efetivamente, esta é dotada de vários tipos de sensores. Entre estes, por exemplo, GPS de posicionamento, câmaras e sensores ultrassónicos. Assim, torna-se possível ter uma ideia do ambiente em redor, o que ajuda a evitar choques e eventuais ameaças.
Graças à sua estrutura robusta, consegue fazer percursos acidentados, como ao descer uma escada em queda, por exemplo. Está ainda preparado para superfícies com lama, granizo e, como dito antes, é à prova d’água.
Prova disso mesmo é o vídeo em baixo, onde conseguimos ter uma noção do seu “modus-operandi” dentro de água.
A esfera-robot policial usa gás lacrimogéneo
O robot tem também sido testado em Zhejiang, na China, e encontra-se munido de materiais que associamos à Polícia. Entre estes, contém gás lacrimogéneo, bombas de fumaça e outros dispersores de multidões muito usados nestes casos.
Tem ainda uma rede, de maneira a apanhar eventuais criminosos que estejam a fugir a curtas distâncias. É um conceito promissor, mas como se pode ver, especialmente nas curvas, ainda tem potencial de ser melhorado.
Resta esperar para ver se, algum dia, teremos um conceito semelhante a operar noutras partes do mundo.
Foto de Capa: (via X: China Xinhua News)