Polícia Judiciária e CITIUS: problemas nos websites preocupam Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

O sítio web ou website da Polícia Judiciária está em baixo. Esta terça-feira (5), viu os cidadãos a deparar-se com a possibilidade de aceder aos serviços e plataformas digitais desta força de autoridade. A falha mantém-se à data de redação deste artigo.

Em simultâneo, deparámo-nos também com a impossibilidade de acesso a plataformas como o CITIUS, portal jurídico para advogados e solicitadores. De momento, porém, não sabemos se ambas as instâncias estão relacionadas, tampouco a natureza da falha em questão.

Site oficial da Polícia Judiciária está em baixo sem justificação aparente

Polícia Judiciária

Ao aceder ao website oficial da PJ deparámo-nos apenas com uma mensagem de "Server unavailable", evidenciando uma falha no servidor que aloja os serviços digitais desta autoridade. Não é conhecida, na totalidade, a extensão desta falha e que mais serviços terá afetado.

Em simultâneo, da consulta das suas redes sociais e respetivos perfis oficiais, não encontramos uma mensagem ou justificativa para a falha no serviço aqui reportada.

Site Política Judicária

Nesse sentido, tampouco no portal "Estáembaixo" encontramos referência ao website da PJ, ainda que este só incida, por norma, na plataforma do Fisco, Segurança Social, Portal do Cidadão e Empresa na Hora.

Plataforma CITIUS está inoperacional desde a manhã de terça-feira

Um mesmo cenário omisso de explicações pode ser aferido na plataforma DownDetector, sem registo de falhas no Portal da Polícia Judiciária. Há, até ao momento, apenas o aviso geral de falhas no sistema, aplicando-se a mesma sintomática à plataforma CITIUS.

"Existem problemas de comunicação que afetam os sistemas da justiça. As equipas tecnológicas estão a trabalhar na resolução do problema", revela fonte o ministério. A comunicação foi avançada em primeiro lugar pelo Jornal de Notícias.

Atualização: às 16 horas de Lisboa a problemática está resolvida em ambas as plataformas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.