Pokemon Go 4gnews

Sinceramente nunca pensei voltar a falar dos monstros de bolso (Pocket Monsters) desde que eles foram diluídos com geração após geração de Pokémons, cada uma mais descabida do que a outro e com pouco do carisma das primeiras gerações. Contudo, o novo jogo Pokémon GO, que em breve chegará à Europa, veio recuperar a verdadeira essência deste universo e os resultados estão à vista!

O Pokémon GO é nova sensação na área dos jogos de realidade aumentada e como certamente já saberão, permite aos jogadores capturar os monstros de bolso que se escondem no mundo real e conquistar vários desafios pela internet, viajando fisicamente ou dentro da própria aplicação. Ora, além de todo o fascínio que o universo Pokémon suscita, este jogo ainda te estimula a sair do teu sofá ou cadeira e fazer algum exercício físico.

   

Este jogo já pode ser descarregado de forma oficial nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, ainda não está disponível para o resto do mundo, o que leva muitos utilizadores a tentarem obtê-lo através de outros canais que não a loja oficial da Google, o Google Play e se não consegues esperar até que esteja disponível no continente europeu e na PlayStore portuguesa, a tentação de o descarregar através de outros meios é forte, bem sei mas tem cuidado!

O problema 

O download de apps a partir de canais ou lojas não oficiais, neste caso um ficheiro executável com o Pokémon GO para sistemas Android implica riscos de segurança e este caso não é exceção. Isto é, assim que o sucesso e incrível adesão ao Pokémon GO foi sentida por todo o mundo, algumas mentes oportunistas ou puramente maliciosas encetaram esforços para aproveitar estar oportunidade de infectar o teu smartphone Android.

De acordo com informações da ESET, um grupo de investigadores da empresa Proofpoint descobriu versões modificadas da aplicação Pokémon GO que instalam malware (software malicioso) capaz de espiar os utilizadores, bem como outros conteúdos maliciosos nos smartphones e tablets Android. Isto fez com que a ESET passasse a bloquear esta perigosa ameaça para o sistema Android que inclui uma ferramenta de acesso remoto, também conhecida por DroidJack.pokemon-go-android

A solução

A solução de segurança antivírus da ESET para dispositivos Android, ESET Mobile Security que é gratuita e permite bloquear este malware detetado como Android/Spy.Kasandra.B, pode ser descarregada através da página oficial da ESET ou no Google Play e assegura que os utilizadores não correm o risco de instalarem versões modificadas do Pókemon GO nos seu smartphones Android. Se não conseguiste resistir à tentação de jogar Pokémon GO, pelo sim, pelo não, mais vale fazer uma rápida verificação e já que o programa é gratuito não tens nada a perder. No final, podes sempre desinstalar para não ocupar mais memória no teu dispositivo.

Pessoalmente nunca recomendo um anti-virus para smartphones ou tablets Android pelo simples facto de este sistema operativo não ser, regra geral, afectado por virus. Contudo, a ameaça do malware é bem real e todos estes softwares maliciosos que surgiram para aproveitar a curiosidade e ansiedade por ter o Pokémon GO no teu dispositivo Android levam-me a aconselhar a que faças pelo menos um scan, caso tenhas recentemente instalado o jogo por vias não oficiais.

Talvez queiras ver:

FonteESET
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).