PlayStation Q: rumor avança data de lançamento e bateria da portátil

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Esta semana foi de grandes novidades para os fãs das consolas da Sony. Foi revelada uma nova consola portátil, por enquanto denominada de PlayStation Q (ou Projeto Q). Vai tratar-se de uma consola direcionada para streaming, para se jogarem títulos de PS5 de maneira portátil.

Desta forma, todos os utilizadores que quiserem uma PlayStation Q já terão de ter uma PlayStation 5 para jogar nesta. O design foi o único pormenor a ser revelado oficial pela Sony, com um ecrã de 8 polegadas com uma espécie de comando DualSense nas laterais.

Sony pode lançar a PlayStation Q na segunda metade de novembro

Imediatamente começaram a seguir fugas de informação sobre o tema. E Tom Henderson, do Insider Gaming, veio a público avançar com a possível data de lançamento da consola. Segundo esta fonte, a plano da Sony é lançar a consola portátil entre meados e o fim de novembro. Esta foi a janela de lançamento da PS5 em 2020

Currently scheduled to release mid-late November 2023.

— Tom Henderson (@_Tom_Henderson_) 25 de maio de 2023

Por que razão devemos levar esta fonte a sério? Foi Tom Henderson que afirmou, no início do mês de abril que a Sony estaria a preparar uma consola portátil com o nome de código “Q Lite”. À data, a fonte afirmou logo que a consola faria uso do Remote Play para poderem ser jogados os título da PS5 em portabilidade.

Autonomia da PlayStation Q poderá ser de 3 a 4 horas

Nas últimas horas, a mesma fonte veio a público avançar com a provável autonomia de bateria da consola portátil. Este afirma que a PlayStation Q poderá ter autonomia estimada entre 3 a 4 horas. Algo que é pouco animador.

PlayStation's Project Q Battery Life Might Shock You (or not, to be fair)https://t.co/ABU9ksuWjx

— Insider Gaming (@InsiderGamingIG) 26 de maio de 2023

Tal como a fonte refere, o sucesso do Projeto Q vai depender do preço a que a Sony decida vender esta consola portátil unicamente direcionada para streaming. Recorde-se que PS5 é vendida a partir de 449 €. Por isso, uma consola portátil para streaming acima de 200-250 € dificilmente será um sucesso de vendas.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.