PlayStation 5 e próxima Xbox poderão ter chip revolucinário

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

É possível que as próximas gerações das consolas PlayStation e Xbox sejam anunciadas ou pelo menos oficializadas este ano.

Caso não saibas, os processadores que integram estas consolas tem sido AMD nos últimos anos. É necessário, visto que as exigências gráficas dos videojogos pedem cada vez mais recursos.

Um famoso leaker na comunidade dos processadores lançou um tweet que revela os planos da AMD de lançar um novo APU. Esse chipset vai conter a tecnologia Navi e núcleos de 7 nanómetros. Esses mesmos núcleos estarão presentes nos Ryzen de terceira geração, anunciados na CES 2019.

A AMD vai continuar a alimentar as consolas da próxima geração

Em primeiro lugar, o novo APU (acceleretaed processing unit) terá o título de AMD Gonzalo e é suposto ter 8 núcleos de processamento. Esses núcleos terão frequências entre 1GHz e 3.2GHz. Em comparação, os actuais APU AMD Jaguar presentes na PS4 Pro e Xbox One X correm entre 2.1 e 3.2 GHz.

Em segundo lugar, na componente gráfica é esperado que o AMD Gonzalo tenha gráficos Navi 10 Lite. Visto que tecnologia Navi ainda não foi lançada ainda é cedo para especular o que será a sua versão Lite.

Há cerca de dois anos surgiram vários relatórios a indicar que os AMD Jaguar estavam a limitar o potencial da PS4 Pro. Esse é um debate quente na comunidade das consolas. Há quem afirme que a Sony e Microsoft devia desenvolver as suas próprias unidades de processamento.

Em suma, é esperado que a AMD aprenda com os seus erros e produza os melhores CPU possível para as consolas da próxima geração. Ficaremos atentos às novidades sobre a PlayStation 5 e a próxima Xbox.

Editores 4gnews recomendam:

Forza Horizon 4 já é jogado por mais de 7 milhões de pessoas

Netflix aumenta subscritores em 2018, poderá perder em 2019

Cuidado! Se tens estas Apps no teu Android, desinstala-as já!

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.