PlayStation 5 terá uma característica que será o sonho de todos! Gamers ou não!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A PlayStation 5 prepara-se para ser revelada de forma oficial. Os rumores referem que será revelado o design nos próximos dias, contudo, para já ainda nada temos de confirmação da Sony.

Uma das características esperadas para a PlayStation 5, para além das suas potentes especificações, é a sua compatibilidade (ou retrocompatibilidade) com jogos das antecessoras consolas, porém, a Sony pretende ir bem longe. Não sou um "gamer", assim sendo, esta é uma opinião de uma pessoa que pega na sua PlayStation uma vez por mês (se tanto).

PlayStation 5 será até compatível com jogos da PlayStation original

Segundo as mais recentes informações do renomeado HipHopGamer, a nova PlayStation 5 (PS5) será compatível não só com os jogos da PlayStation 4 mas também com todas as PlayStation até ao momento. O arquiteto de sistemas da Sony Mark Cerny já tinha confirmado a retrocompatibilidade com a PS4 mas as consolas antigas eram uma incógnita.

Ou seja, nada melhor do que comprar a mais recente consola super potente para jogar o teu Tekken 3 ou até Grand Turismo 1. Aliás, reportamos isso mesmo hoje pela manhã, porém, achei por bem dar uma opinião pessoal no assunto.

O objetivo da Sony é vender mais consolas que nunca

Depois da boa prestação da PS4, a Sony tem bons prognósticos para a PlayStation 5. Assim sendo, a única forma de chamar mais utilizadores é a sua compatibilidade com todos os jogos das consolas anteriores.

A nova PS5 contará com um leitor de CD's que conseguirá ler e melhorar os jogos das antigas consolas. Ou seja, espera-se que os gráficos sejam um pouco melhores do que os mesmos jogos nas antigas PlayStation.

O que esperar destes jogos das antigas PlayStation

Ainda assim, não esperes milagres. Acredita-se que continuaremos a ter gráficos que nos vão despertar a nostalgia que tanto gostamos das PS mais antigas. Na verdade, nem quero que mudem muito! Se quero, por algum motivo, jogar o jogo original da PS1 da Tom Raider ou Tony Hawks, é porque, por alguma razão, quero ter aquele tipo de gráficos no jogo.

Verdade seja dita, esta novidade seria motivo para pessoas como eu olhar seriamente para uma atualização da PS4 para a PlayStation 5. Nada melhor do que terminar um jantar de amigos a jogar aqueles jogos que passávamos horas a jogar em criança.

Seria a principal razão da minha escolha da PlayStation 5 em vez da XBox

Tenho de admitir que ando a balançar entre a PlayStation e a XBox. Uma das futuras consolas ei-de comprar, porém, qual delas? A PlayStation é sempre uma PS, porém, também sinto vontade de conhecer algo novo e diferente.

Porém, se a retrocompatibilidade for lançada para a PS5, esquece a XBox. A minha infância, como referi, foi muito passada em frente à PlayStation com os meus amigos. Mal vejo a hora de tirar o pó aos CD's mais antigos e voltar a sentir a mesma sensação de rivalidade que sentíamos.

Aproveita ainda para ficar a conhecer a data de lançamento, jogos e specs apontadas para a PS5.

Mais sobre gaming na 4gnews:

  • Nintendo Switch Pro pode chegar em 2020. Sabe o seu possível preço
  • Fake News sobre "o fim" do Minecraft lança o pânico entre milhões de jogadores!
  • Sony pode ter confirmado data de revelação da PlayStation 5
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.