A Sony confirmou hoje no seu blog oficial a data de lançamento da PlayStation 5. A consola de nona geração será lançada durante a época festiva de 2020, em novembro ou dezembro. Quanto ao nome, como seria de esperar, será mesmo PlayStation 5, ou PS5.
O CEO e presidente da Sony, Jim Ryan, acrescentou ainda algumas afirmações em relação ao comando da consola. Ryan afirma que um dos objetivos com a nova consola é trabalhar na sensação de imersão nos jogos e o comando vai refletir esse objetivo.
Os comandos da PlayStation 5 serão diferentes dos atuais
Os comandos da PlayStation 5 irão implementar isto de duas formas: primeiro, os comandos já não terão a vibração tradicional mas o chamado feedback tátil, semelhante aos telemóveis. Isto para que possa haver diferença entre a maneira como o comando reage a diferentes jogos como bater com um carro ou chutar uma bola.
A segunda forma é através da alteração da sensibilidade dos gatilhos. Os botões L2 e R2 terão gatilhos cuja resistência pode ser alterada pelos programadores de forma a refletir diferentes funções em jogos. Por exemplo, utilizador um arco e flecha ou acelerar em terrenos com pedras num jogo de carros terá sensibilidades diferentes.
A PlayStation 5 estará na vanguarda da tecnologia para jogos
Está mais que confirmado que a PlayStation 5 terá um processador de 8 cores Ryzen da AMD, permitindo a utilização do chip Zen 2 e gráficos Navi. A tecnologia 'ray-tracing' também estará presente na consola, que melhora a relação entre luz e objetos nos aspeto visual dos jogos.
Os únicos detalhes ainda não confirmados são o seu aspeto e preço. O preço deverá começar nos 499 dólares embora o valor de 599 dólares também seja possível.
Editores 4gnews recomendam:
- PlayStation 4 perde integração com o Facebook
- Loja portuguesa revela Metro Redux para a Nintendo Switch
- Death Stranding: Madds Mikkelsen elogia Kojima e dá detalhes sobre a sua personagem