PlayStation 5: se o design for mesmo assim, vais perder o amor ao dinheiro!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 3 min.

A Letsgo Digital tem o hábito de criar renders de equipamentos bastante fiéis à realidade. O mais recente é da PlayStation 5, a próxima consola da Sony. As imagens mostram-nos um design bastante credível, ao pé do comando DualSense, que já foi revelado oficialmente.

Assim sendo, estamos a olhar para um design bastante atraente, conseguindo distinguir-se bastante das versões anteriores. Até agora, ainda só apresentado o comando DualSense em branco e preto. A imagem mostra a consola com o mesmo esquema de cores que o comando, com um acabamento muito apelativo.

É possivel reconhecer na parte inferior o que podem ser as ventoinhas de ventilação. A consola na imagem está de pé, podendo provavelmente ser deitada tal como as antecessoras. Temos o logotipo da PlayStation no centro e ainda um LED de luz azul a percorrer a lateral da consola.

No entanto, as imagens não ficam por aqui. Temos ainda renders da consola em preto, onde conseguimos ver as possíveis entradas. Temos assim as entradas de alimentação, HDMI, USB e cabo de rede, bem como entradas USB à frente para os comandos e o leitor de discos.

Assim sendo, caso seja este o design da consola, estamos a falar de uma PlayStation 5 bastante apelativa. Salientamos que estes são renders criados por artistas da LetsGo Digital, normalmente baseados em fugas de informação e linguagens de design. Contudo, a esta altura do campeonato, o design final da consola não deverá fugir muito ao que é mostrado nas imagens.

Especificações da PlayStation 5

  • Processador: AMD Zen 2 de 8 cores até 3.5 GHz (variável)
  • Placa gráfica: AMD RDNA 2 personalizada (10.28 Teraflops, 36 CUs a 2.23 GHz)
  • Armazenamento interno: SSD de 825 GB
  • Armazenamento externo: USB HDD
  • RAM: 16 GB GDDR6
  • Drive óptica: 4K UHD Blu-Ray

Do ponto de vista técnico, a PlayStation 5 irá inovar com a inclusão de um SSD de 825 GB, que melhorará os tempos de carregamento dos jogos e o arranque da própria consola. Temos ainda 16 GB de memória RAM e a gráfica personalizada AMD RDNA 2, compatível com ray-tracing.

Ray-tracing é uma tecnologia que tem sido muito falada nos últimos tempos. Trata-se de uma técnica de renderização de imagem que melhora a interação da luz com objetos nos jogos.

Retro compatibilidade será um dos grandes pontos de interesse da consola

Após muita especulação, a Sony acabou por confirmar o que muitos fãs queriam: a possibilidade de jogar jogos da PlayStation 4 na 5. Embora a Sony não tenha especificado títulos, a mesma afirma que a maioria dos jogos mais populares da PS4 irá rodar na nova consola.

Preço da PlayStation 5 continua a ser um mistério

Recentemente, através de alguns retalhistas europeus, foi sugerido o preço da PlayStation 5, a rondar os 500-550 euros. Estes preços fazem sentido com lançamentos anteriores, as PlayStation anteriores sempre foram lançados com preços similares.

A nível de timings de lançamento, a consola deverá chegar no final de novembro ou dezembro. É claro que temos de considerar a pandemia de COVID-19, que poderá afetar o desenvolvimento da consola, segundo algumas fontes da indústria.

Contudo, mesmo que a consola esteja pronta a tempo, o seu anúncio pode ser afetado pela impossibilidade de criar um evento físico. Caso a situação da pandemia se arraste, a Sony terá de apresentar a consola através de um evento digital.

Editores 4gnews recomendam:

  • Fãs reagem ao comando da PlayStation 5 com humor e cores alternativas
  • Streets of Rage 4: o clássico da SEGA está de volta para todas as plataformas!
  • Tudo sobre a PS5: data de lançamento, preço, jogos e specs
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.