PlayStation 5 poderá ter a tão desejada retrocompatibilidade

António Guimarães

Já se começam a falar das consolas da próxima geração. A PlayStation 5 é com certeza uma delas, continuando o longo legado das consolas Sony.

Contudo, uma das queixas mais frequentes quando saem consolas novas, é a sua capacidade de correr jogos da versão anterior. As Xbox, por exemplo, são famosas por manter alguma retrocompatibilidade com sistemas mais antigos.

No caso da PlayStation isso tem se tornado quase escasso. A última vez que vimos retrocompatibilidade nas PlayStation foi com a PS3, o modelo inicial, que corria jogos da PS2.

PlayStation 5 vai ter tecnologia que reconhece a "antiguidade" de uma aplicação

De acordo com o Gamesradar, a Sony registou recentemente uma patente no Japão. Essa mesma consiste num método que permite aos equipamentos determinar se uma aplicação é herdada ou não.

Aplicações herdadas ou "legacy" normalmente referem-se a programas que foram feitos para correr em sistemas mais antigos. Nesse sentido, esta patente descreve um algoritmo de identificação no CPU que permite software legacy correr em equipamentos futuros.

É claro que isto pode significar um número de coisas. O negócio da Sony passa não só por consolas mas também por televisões, smartphones entre outros produtos. Todavia, a grande pista que aponta esta patente para a PlayStation 5 é o nome do seu criador.

Mark Cerny foi o arquitecto principal da PlayStation 4 e supostamente está bastante envolvido no desenvolvimento da próxima consola. A inclusão do seu nome nesta patente reforça não só o seu envolvimento mas também a criação da fórmula que pode permitir a retrocompatibilidade para títulos antigos.

Em conclusão, isto podem ser boas notícias para fãs da lendária consola. Faz todo o sentido que possas pegar na tua coleção física de clássicos PlayStation e jogar na consola mais recente em toda a sua glória.

Editores 4gnews recomendam:

Aproveita para jogar Xbox One online de borla este fim de semana!

Netflix é mais utilizado que TV por cabo ou satélite

Huawei confirma apresentação do seu primeiro smartphone dobrável!

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.