PlayStation 5 Pro está mesmo a caminho e foram revelados novos pormenores

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

As últimas semanas têm sido recheadas de rumores e fugas de informação em torno da PlayStation 5 Pro. E os dados mais recentes chegam-nos através do The Verge e atiram o lançamento da nova consola da Sony para o final do ano.

Ao que é avançado por esta fonte, a Sony já está a fazer todos os possíveis junto dos desenvolvedores para que os jogos sejam compatíveis com a nova plataforma. E o grande foco estará em melhorar o Ray Tracing.

PlayStation 5

Tal como já avançamos anteriormente, esta nova consola da Sony vai chegar com um processador mais rápido e também uma gráfica mais potente. O objetivo máximo será conseguir renderizar jogos com Ray Tracing, associados a uma mais alta taxa de atualização e resolução.

Gráfica "45 por cento mais rápida que a PS5" na versão Pro

De acordo com o que é revelado, a PS5 Pro poderá ter uma gráfica “cerca de 45 por cento mais rápida que a PlayStation 5”. Além disso, a Sony também irá usar uma “arquitetura de Ray Tracing mais poderosa”. Ao que é referido, com velocidades 3 vezes superiores às da PS5.

É sem surpresas que vemos que a “Trinity (nome de código) é uma versão de topo da PlayStation 5”. O que significa que a PlayStation 5 Slim continuará a ser vendida, como aconteceu na última geração.

A gráfica será melhorada, mas o processador será o mesmo da PS5, com um modo de desempenho que levará a frequência até 3,85GHz. Ou seja, uma frequência até 10% superior. E caberá aos desenvolvedores escolher em que frequência querem os seus jogos a correr. A memória do sistema também dará um salto de 448 GB/s do modelo base para 576 GB/s na versão Pro. Isto significa que podemos esperar ganhos de largura de banda de até 28%.

Veremos se as previsões se mantêm, com a PS5 Pro a ter lançamento previsto para o final de 2024, bem a tempo do Natal e lançamento do GTA IV em 2025.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.