A Sony habituou-nos ao lançamento de versões Pro das suas consolas com melhorias significativas no seu desempenho. Portanto, é natural que o mercado esteja desejoso de conhecer quais serão as novidades da PlayStation 5 Pro.
Felizmente existe um novo relatório do conceituado Tom Henderson focado nas novidades que a PS5 Pro trará. Uma das mais importantes será o “Ray Tracing acelerado”.
PlayStation 5 Pro terá tecnologia de “Ray Tracing acelerado”
O mais recente relatório assinado por Henderson reforça a existência da PlayStation 5 e que a mesma será anunciada em novembro de 2024. Esta consola já estará em fase de desenvolvimento desde 2022 e os estúdios terão acesso a uma versão de desenvolvimento ainda em 2023.
Além do calendário de disponibilização da PS5 Pro, este relatório olha com atenção para alguns dos pormenores técnicos da consola. Um deles será a implementação da tecnologia “Ray Tracing acelerado” para uma melhor experiência enquanto jogas.
Há ainda referência a um frame rate mais consistente na resolução 4 K e um modo de desempenho em 8 K. Contudo, resta saber o quão otimizada será a experiência de jogo com a consola a correr nesta resolução.
Tom Henderson revela ainda que a PlayStation 5 Pro terá módulos de memória a correr a 18000 MT/s. Relembro que a PlayStatation 5 corre atualmente a 14000 MT/s.
Outro ponto de melhoria será o desempenho geral da consola graças à utilização de 30 WGP. Na prática, este valor traduz-se em 60 unidades de computação face às 36 unidades presentes na PS5.
A serem verdade estes dados, é inegável que a PlayStation 5 Pro será mais potente que o modelo original. Aliás, essa tem sido a justificativa para a existência destes modelos dirigidos aos jogadores mais exigentes.
No que concerne a preços, Henderson não está em condições de avançar com detalhes. Esse é uma questão para a qual ainda não há resposta, mas não será descabido pensar que será mais cara que o modelo base no seu lançamento.
Editores 4gnews recomendam: