A PS5 chegou no final de 2020 e foi profundamente afetada pela crise originada pela pandemia Covid-19, enfrentando problemas de escassez de componentes e falta de stock.
Em 2021, recuperou o fôlego e tornou-se a consola da Sony a vender mais unidades num período de tempo mais curto.
PlayStation ultrapassa o marco de 40 milhões de unidades vendidas
As consolas de última geração são sempre um sucesso de vendas, mas no caso da PlayStation 5 esse sucesso aliado a uma pandemia global afetou significativamente a Sony, da pior maneira. Recorde-se que a consola chegou ao mercado em novembro de 2020 quando ainda se faziam sentir fortes restrições na circulação de pessoas e bens.
A Sony enfrentou graves problemas na cadeia de fornecimento de componentes que a impediu de responder à enorme procura no mercado por um exemplar. O resultado prático foi a PS5 ter desaparecido das prateleiras das lojas e não existir stock para responder a todos os pedidos de utilizadores.
Mas em 2021, a Sony conseguiu recuperar terreno e em julho desse ano, apenas oito meses após o seu lançamento oficial, a consola já tinha registado 10 milhões de unidades vendidas. Já em janeiro, as vendas ultrapassaram os 30 milhões de unidades vendidas e agora, em pouco mais de seis meses, a PS5 conta com mais de 40 milhões de unidades vendidas. Estes dados referem-se às vendas das edições digital e em disco.
A PlayStation 2 ainda é a recordista de vendas da Sony com 159 milhões de unidades vendidas até agora. Já a PS4 levou seis anos para atingir o marco dos 100 milhões de unidades vendidas. Mas parece que a PS5 vai superar a sua antecessora, uma vez que em apenas três anos já tem mais de 40 milhões de consolas vendidas.
Jim Ryan, presidente da Sony Interactive, já veio garantir publicamente que a Sony consegue garantir stock suficiente para responder à procura que se mantém elevada. Saliente-se ainda que a gigante japonesa está a realizar ofertas em alguns mercados para impulsionar ainda mais as vendas da consola.
Editores 4gnews recomendam: