app-store-play-store-4gnewsQuando se tratam de ecossistemas de aplicações a Play Store da Google e a App Store da Apple vêm logo à cabeça. Ambas as plataformas competem no mercado de aplicações há vários anos mas operam de modo diferente levando a diferentes resultados.

Uma análise da empresa App Annie revela que em 2015 a Apple continua a fazer mais receitas com a sua loja de aplicações do que a Google. Em contrapartida, a Google tem mais downloads.

grafico-vendas-downloads-ios-android-4gnewsMonitorizando informação de mais de um milhão de apps, (excluindo as aplicações próprias da Apple como GarageBand, Keynote, Pages, Numbers, iTunes U) a App Annie concluiu que a Play Store viu o dobro de downloads enquanto que a App Store gerou 75% mais receitas que a Play Store, um aumento de 70% em relação ao ano passado.

   

Acaba por ser um resultado esperado pois a política da App Store cobra aos programadores 99 dólares por ano enquanto que a Google cobra uma tarifa única de 25 dólares. Isso leva a uma maior “estabilidade” na App Store e não tantas aplicações experimentais. É mais barato desenvolver uma aplicação para a Play Store, logo, haverão mais apps e mais downloads.

Talvez queiras ver: